QUESTÃO INDÍGENA: EDUCAÇÃO, RESISTÊNCIA E PRECONCEITO NO LIVRO DIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.29247/2358-260X.2019v6i1.p150-158Resumo
Esse trabalho busca evidenciar a temática indigenista no campo educacional. Para tanto o presente artigo busca compreender as bases ideológicas para a subjugação indígena, analisando o contexto histórico da resistência indígena, identificando as politicas publicas referentes à questão educacional indigenista e por fim estabelecendo uma ligação entre a dominação portuguesa e a escola contemporânea. Esse trabalho também traz uma problemática sobre a representação indígena no campo educacional, buscando analisar a forma como o índio, sua história e cultura estão inseridas no livro didático de uma serie de sétimo ano do ensino fundamental regular. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, definida pela listagem e coleta de dados e informações partindo de obras já publicadas referente ao tema abordado, tais como livros, artigos acadêmicos e a Constituição Federal e a analise do livro didático.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.