Metodologias Para O Estudo De Propriedades Morfológicas E Térmicas De Amido
DOI:
https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i3.p187-195Resumo
Amido, carboidrato utilizado como reserva de energia na maioria das plantas, é amplamente empregado na industria alimentícia, seja como componente principal ou como um espessante. Tendo em vista a aplicação deste como um ingrediente na indústria de alimentos, o estudo das propriedades morfológicas e térmicas deste é de grande importância, pois pode prever seu comportamento durante e após o processamento deste. Metodologias como a microscopia eletrônica de varredura, espalhamento de luz e a microscopia ótica são as ferramentas mais utilizadas na caracterização morfológica do grânulo do amido gerando resultados precisos e boa qualidade. Com relação às metodologias para o estudo das propriedades térmicas, o analisador amilografico rápido e a calorimetria diferencial de varredura, são as mais utilizadas. O conjunto de resultados obtidos com essas metodologias, permite a conhecimento das propriedades tecnológicas do amido, caracterizando-os, e até mesmo identificar a origem deste.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.