INTEGRATED CROP-LIVESTOCK-FOREST SYSTEM FOR SHEEPS AND GOATS
SISTEMA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA PARA OVINOS E CAPRINOS
DOI:
https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i3.p88-96Resumo
A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é um manejo do solo que se conduzido com os princípios técnicos e agronômicos recomendados, permite a maximização da produtividade alavancada pela sustentabilidade. Os atributos químicos, físicos e biológicos do solo devem ser avaliados, tomando por base as necessidades de manejo e de conservação do solo e da água, além das exigências das culturas, componentes mais exigentes da ILPF. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência à penetração do solo em uma área de pastagem e outra com sistema convencional. Para isto utilizou-se o equipamento penetroLOG modelo Falker. O experimento foi conduzido em uma das pastagens pertencentes a UniRV sobre pastejo dos caprinos. Nesta área foi implantado os sistemas de recuperação de pastagens degradadas com Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). As leucena foi alinhada com 3 metros entre plantas, 20 metros entre linhas. A leucena (Leucaena leucocephala.), planta nativa da América Central, é uma leguminosa perene, palatável com grande utilidade na alimentação de suínos, bovinos e caprinos, e de resistência à seca. A compactação do solo pelo pisoteio dos caprinos em solo de uma área de pastagem com uma área convencional na ILPF apresentaram níveis de compactação semelhante, sendo prejudicial ao desenvolvimento de pastagem e arbóreas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.