Auditoria De Enfermagem: Fragilidades E Potencialidades Para Melhoria Da Qualidade Da Assistência Em Saúde
FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i3.p15-25Resumo
A implantação da auditoria em enfermagem nas instituições de saúde contribui para melhoria da qualidade da assistência. No presente estudo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de analisar as fragilidades e potencialidades da auditoria em enfermagem. A busca de artigos foi realizada na base de dados SciELO, LILACS e BDENF. Foram incluidos artigos científicos completos e disponíveis na íntegra de periódicos nacionais e internacionais, no idioma português e espanhol, relacionados com o tema do estudo e que tivessem sido publicados entre 2013 a 2017. Resultaram 11 artigos que foram distribuídos em duas categorias: Fragilidades da Auditoria em Enfermagem e Potencialidades da Auditoria em Enfermagem. As anotações de enfermagem incompletas ou ausentes foram às fragilidades mais apontadas nos artigos e demonstrou o quanto a não realização prejudica o paciente, a própria equipe e a instituição. Como potencialidade está à auditoria em enfermagem como instrumento de gerenciamento para melhoria contínua da qualidade da assistência da enfermagem prestada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.