Modelagem Matemática Das Curvas De Secagem De Sementes De Maracujá ‘Brs’ Pérola Do Cerrado’
DOI:
https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i2.p99-107Resumo
o processo de secagem tem papel significativo nas perdas da qualidade do produto, uma vez que seu manejo incorreto ocasiona deterioração do produto, ao longo do armazenamento. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi a determinação e modelagem matemática das curvas de secagem de sementes de maracujá ‘BRS’ Pérola do Cerrado. Foi utilizado o programa computacional Statistica versão 13.0, para ajuste dos modelos utilizados. Foram feitas análises de regressão não linear, pelo método Gauss-Newton. O grau de ajuste de cada modelo considerou a magnitude do coeficiente de determinação, a magnitude do erro médio relativo e do desvio-padrão da estimativa. O tempo necessário para a secagem das sementes de maracujá ‘BRS’ Pérola do Cerrado até o teor de água de equilíbrio com o ar ambiente foi de 8; 6,5 e 6 horas, para as temperaturas de 30; 40 e 50 °C, respectivamente, evidenciando que o tempo requerido para a secagem dessas sementes, depende da temperatura de secagem. O modelo matemático logarítmico, utilizado para caracterizar a secagem, foi o que melhor representou o processo de secagem das sementes de maracujá ajustando-se satisfatoriamente aos dados experimentais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.