RESISTÊNCIA À PENETRAÇÃO EM SOLO CULTIVADO COM CANA-DE-AÇÚCAR EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO
DOI:
https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i3.p161-173Resumo
A cana-de-açúcar tem sua produtividade influenciada pela disponibilidade de água e de nutrientes. Sendo o entendimento da influência do sistema de irrigação ao longo do tempo sobre a compactação do solo, importante para o aprimoramento do manejo adotado na produção desta cultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do efeito dos três sistemas de irrigação, pivô e carretel, sequeiro, e carretel, sobre a resistência à penetração de raízes da cultura da cana-de-açúcar, em um período de seis anos. O trabalho foi realizado em condições de campo, no delineamento experimental de esquema fatorial 3 x 6 em 24 repetições, em que o primeiro fator consiste em 3 sistemas de irrigação: carretel convencional (água limpa); pivô e carretel (fertirrigação); e área de cultivo sob sequeiro. E o segundo composto por diferentes períodos sob irrigação: Área de cana-planta, área de segundo corte, área de terceiro corte, área de quarto corte, área de quinto corte, chegando ao sexto corte. Foi utilizado um penetrômetro para determinar a resistência à penetração de raízes. Ao findar desse processo de experimentação, os resultados obtidos demonstraram que utilização do sistema de irrigação pivô e carretel é o que menos afeta a resistência à penetração do solo, sendo o mais indicado para utilização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.