Cirurgia periapical em incisivos superiores para o tratamento de periodontite apical persistente
DOI:
https://doi.org/10.37951/2317-2835.2022v27i1.p111-121Resumo
Em casos de persistência de lesões de periodontite apical em dentes submetidos ao retratamento endodôntico, a intervenção cirúrgica representa a alternativa capaz de tratar a infecção periapical sem condenar o elemento dentário à exodontia. Paciente do sexo feminino, 28 anos, procurou atendimento em consultório particular com queixa de desconforto à palpação na mucosa vestibular dos incisivos anteriores e histórico de duas intervenções endodônticas realizadas (tratamento e retratamento endodôntico). Ao exame clínico não foram observados sinais clínicos da inflamação tais como edema, eritema e fístula. O exame radiográfico evidenciou área radiolúcida envolvendo os ápices dos dentes 21 e 22. Para o estabelecimento de adequados diagnóstico e planejamento, foi solicitado exame de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) cujas imagens revelaram área hipodensa periapical com preservação de corticais ósseas vestibular e palatina. O plano de tratamento envolveu cirurgia periapical em ambos os dentes que incluiu curetagem, apicectomia, retropreparo, retro-obturação e colocação de enxerto ósseo bovino. O diagnóstico anatomopatológico foi de granuloma periapical. O controle radiográfico de dois anos demonstra completa reparação óssea. O objetivo deste estudo foi descrever um relato de caso clínico de intervenção cirúrgica periapical em dentes anteriores com periodontite apical persistente planejada a partir de exame de TCFC.
Palavras chave: Periodontite periapical, Cirurgia bucal, Apicectomia, Cicatrização, Tomografia computadorizada de feixe cônico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho de minha autoria foi submetido apenas para este periódico e por isto, não sendo simultaneamente avaliado para publicação em outra revista. Nós autores, acima citados, assumimos a responsabilidade pelo conteúdo do trabalho submetido e confirmar que o trabalho apresentado, incluindo imagens, é original. Concordamos em conceder os direitos autorais ao periódico Scientific Investigation in Dentistry.