A IMPORTÂNCIA DO POLO DE APOIO PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) EM SAÚDE: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Larisse Silva Dalla Libera Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO. Curso de Biomedicina e Tecnologia em Radiologia, Faculdade Evangélica de Ceres, Ceres-GO.
  • Carla Danielle Dias Costa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO.

DOI:

https://doi.org/10.37951/refacer.v9i1.4695

Palavras-chave:

EAD; Saúde; Polo de Apoio Presencial; Saúde.

Resumo

Introdução: A qualidade da Educação a distância (EAD) em saúde está intrinsecamente relacionada com a estruturação do curso, com seu plano pedagógico e sua regulamentação. Para que isso ocorra, o Polo de Apoio Presencial deve operacionar toda a logística do ensino. Objetivo: Analisar através da literatura a importância de um Polo de Apoio Presencial bem estruturado na qualidade do ensino a distância em saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo narrativo realizado por meio do levantamento bibliográfico e documental de publicações contidas nas bases de dados SCIELO, LILACS, BVS e buscador Google Acadêmico. Resultados e Discussão: O maior uso da EAD em saúde é na educação continuada de profissionais que já atuam nesta área. O Polo é usado principalmente nos momentos presenciais como estágios e nas avaliações, sendo muito importante para validação do aluno da saúde, que necessita desses momentos para se aperfeiçoar e dar legitimidade ao curso. Conclusão: Percebe-se que mesmo com o crescimento da EAD os cursos na área da saúde sofrem com paradigmas vindos do ensino clássico da modalidade presencial, mas um Polo bem estruturado e específico, impacta diretamente na qualidade do ensino a distância, sejam eles da saúde ou não.

Referências

ANGULSKI, T. N. Coordenador de Polo: uma discussão acerca dos conhecimentos necessários à uma boa gestão. In: Colóquio internacional sobre gestão universitária na América do Sul, 11, 2011, Florianópolis. Anais CIGUAS, Florianópolis, INPEAU: UFSC, 2011.

BASTOS, A. T.; VIDAL, E. M.; FREITAS, A. A. F.; NUNES, J. B. C. Polos de Apoio Presencial: Requisitos e desafios da gestão. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 10, 2013, Belém. Anais do ESUD, Belém, UECE:UNIREDE. 2013.

BEHR, A. Território virtual: a gestão da educação a distância nas perspectivas tempoespaço e da sociomaterialidade. 2014. 155f. Tese (Doutorado em Administração) Escola de administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

BRASIL. Secretária de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. MECSEED, Brasília, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf> Acesso em: 20 Abr. 2015.

__________. Secretária de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. MECSEED, Brasília, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf> Acesso em: 20 Abr. 2015.

CHIAVENATO, I. Administração de Recursos Humanos: fundamentos básicos. São Paulo: Atlas, 1999.

CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra? Inquietações sobre ética, liderança e gestão. São Paulo: Vozes, 2007.

FONSECA, S. L. F. Ferramentas de avaliação em EAD. Anhanguera Educacional. p. 1-78, 2014. Disponível em: < http://anhanguera.com > Acesso em 20 Abr. 2015.

FIOCRUZ, Fundação Osvaldo Cruz. Caderno do especializando. Rio de Janeiro 2005.

HOFFMANN, J. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre. Mediação, 2001.

JODAS, J. Polo de Apoio Presencial. Anhanguera Educacional. p. 1-61, 2014. Disponível em: <http://anhanguera.com> Acesso em 20 Abr. 2015.

MORRIS, R. Web 3.0: implications for online learning. Tech Trends. v. 55, n. 1,p. 42-46, 2011.

KLEBA, M. E.; COMERLATTO, D.; COLLISELLI, L. Promoção do empoderamento com conselhos gestores de um Polo de educação permanente em saúde. Texto & Contexto Enfermagem. v.16, n.2, p. 335-342, 2007.

LEWIS, K. O.; CIDON, M. J.; SETO, T. L.; CHEN, H.; MAHAN, J. D. Leveraging e-learning in medical education. Curr Probl Pediatr Adolesc Health Care. v. 44, n. 6, p. 150-63, 2014.

NOVELLO, T. P.; LAURINO, D. P. Educação a distância: seus cenários e autores. Ibero-Americana de Educação. v. 4, n 58, p. 1-15, 2012.

NUNES, T. W. N.; FRANCO, S. R. K.; SILVA, V. D. Como a educação a distância pode contribuir para uma prática integral em saúde? Revista Brasileira de Educação Médica. v. 34, n. 4, p. 554-564, 2010.

OLIVEIRA, M. A. N. Educação à Distância como estratégia para a educação permanente em saúde: possibilidades e desafios. Revista Brasileira de Enfermagem. v. 60, n. 5, p. 585-589, 2007.

OTSUKA, J. L.; ROCHA, H. V. Avaliação formativa em ambientes EAD. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 13, Campinas, 2002. Anais SBIE. Campinas. UNISINOS: UNICAMP, 2002.

PEREIRA, C. E. C. Coordenação Acadêmica de Polos. Departamento de Extensão e Pós-graduação. Anhanguera Educacional. p. 1-88, 2014. Disponível em: <http://anhanguera.com> Acesso em 20 Abr. 2015.

ROCHA, J. S. Y.; BAVA, M. G. C. G.; RESENDE, C. E. M. Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão em saúde: relato de uma experiência e-Learning. Revista Brasileira de Educação Médica. v. 30, n. 1, p. 73-78, 2006.

RUIZ, J. G.; MINTZER, M. J.; LEIPZIG, R.M. The impact of e-learning in medical education. Acad Med. v. 81, n. 3, p. 207-212, 2006.

SCHNEIDER, E. I.; URBANETZ, S. T. O planejamento no processo de ensino aprendizagem na educação a distância. Congresso Internacional de Educação a Distância, 16, 2010, Curitiba. Anais eletrônicos... Foz do Iguaçu: ABED, 2010. Disponível em: < http://www.abed. org.br/congresso2010/cd/3042010143007.pdf>. Acesso em: 20 Abr. 2015.

SILVA, E. R. G.; RIBAS, J. C. C.; MOREIRA, B. C. M.; BATTISTI, P.; PEREIRA, A. T. C. Gestão de polo de apoio presencial no sistema Universidade Aberta do Brasil: construindo referenciais de qualidade. Novas Tecnologias na Educação. v. 8, n. 3, p. 01-10, 2010.

UAB-UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. O que é um polo presencial, 2014. Disponível em: <http://www.uab.capes.gov.br>

Downloads

Publicado

2020-08-11