RESPONSABILIDADE PENAL AMBIENTAL – ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.37951/2318-2288.2023v12i2.p89-110Palavras-chave:
proteção, responsabilidade ambiental, meio ambienteResumo
O caso real envolvendo uma proprietária de um imóvel no litoral que cometeu crime ambiental ao desmatar uma área de preservação, foi autuada, mas não tomou providências, ficando sujeita a consequências administrativas, penais e civis pelos danos causados ao meio ambiente. Trata-se de análise sobre as situações que configuram infrações ambientais, destacando-se a importância do acompanhamento jurídico e da apresentação de defesas adequadas. Destaca se as situações relacionadas aos crimes ambientais, que podem estar sujeitos as diversas punições, caso submetam ao julgamento por ação penal pública incondicionada de titularidade do Ministério Público. O artigo discorre sobre a proteção ambiental, suas características, e os tipos de responsabilidade ambiental, utilizando um estudo de caso para avaliar a efetividade das punições e ressaltar a importância da preservação ambiental e da responsabilidade individual.
Referências
BARACHO JÚNIOR, José de Oliveira. Responsabilidade Civil por danos ao meio ambiente. Belo Horizonte: Del Rey, 2000, p. 322.
BENJAMIN, Antonio Herman V. “Crimes contra o ambiente.: uma visão geral”. 12º Congresso Nacional do Ministério Público, Fortaleza: Livro de teses, 1998, p. 391
BRITTO, Carlos Ayres. Teoria da Constituição. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2003, p. 216.
CAMBLER, Everaldo Augusto, GONÇALVES, Carlos Roberto, MAIA, Mairan. Comentários ao Código Civil Brasileiro, vol.3: direito das obrigações – coord. Arruda Alvim e Thereza Alvim. Rio de Janeiro: Forense, 2003, p. 32.
FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. “Fundamentos Constitucionais da Política Nacional do Meio Ambiente: Comentários ao artigo 1º da Lei n. 6.938/81”. Programa de PósGraduação em Direito PUC-SP nº. 02. São Paulo: Max Limonad, 1995, p. 103.
FIORILLO, Celso Antônio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2000, p. 30.
GOMES, Luis Roberto. “Princípios constitucionais de proteção ao meio ambiente”. Revista de Direito Ambiental nº. 16. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. 175 e 176.
LEITE, José Rubens Morato. Dano ambiental: do individual ao coletivo, 2ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003, p. 104.
MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito ambiental brasileiro, 11ª ed. São Paulo:
Malheiros, 2002, p. 322.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro, 22ª ed. São Paulo:
Malheiros, 1997, p. 115.
MEIRELLES, Hely Lopes. “Proteção ambiental e ação civil pública”. Revista Justitia,
nº 48. São Paulo: jul/set. de 1986, p. 98.
MILARÉ, Édis. Direito do Ambiente, 4ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005, p. 747.
MILARÉ, Édis. “Legislação ambiental e participação comunitária”. Justitia vol 52/152. São Paulo: outubro-dezembro de 1990, p. 26.
MORAES, Alexandre. Direito Constitucional, 12ª ed. São Paulo: Atlas, 2002, p. 684.
NERY JÚNIOR, Nélson. “Responsabilidade civil e meio ambiente”. Revista do Advogado n.º 37. São Paulo: AASP, 1992, p. 38.
SILVA, De Plácido e. Vocabulário Jurídico. 16ª ed., 2ª tiragem Rio de Janeiro: Editora Forense, 1999, p. 238.
SILVA, José Afonso da. Direito Ambiental Constitucional, 4ª ed. São Paulo: Malheiros, 2002, p. 43.
TOMIYAMA, Solange. “Critérios para a identificação dos princípios de direito ambiental”. Tese de doutorado apresentado à PUCSP em 2009.
TOMIYAMA, Solange. “O controle judicial dos atos administrativos e a proteção ambiental”. Dissertação de Mestrado apresentado à PUCSP em 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).