Aptidão física entre crianças e adolescentes inseridos em um projeto esportivo comunitário
DOI:
https://doi.org/10.37951/.2020v2i1.p34-44Palavras-chave:
Aptidão Física. Projeto Esportivo. Saúde. Desempenho.Resumo
Na atualidade, existe grande preocupação sobre a Aptidão Física de crianças e adolescentes, visto uma crescente onda de inatividade física entre estes, e que favorece o surgimento precoce de doenças crônicas que potencializam ao longo dos anos e que poderia ser evitadas. Assim, o objetivo é identificar os níveis de aptidão física entre crianças e adolescentes inseridos no Projeto Esportivo Comunitário e comparar os resultados entre os grupos. A amostra foi composta por 139 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos, inseridos no Projeto Esportivo Comunitário através da AABB Comunidade. Para avaliar os componentes inseridos na Aptidão Física, foi adotado alguns testes provenientes do PROESP-BR (2016), onde foi avaliado as seguintes variáveis: Composição Corporal, Flexibilidade, Resistência Muscular, Força Muscular, Capacidade Aeróbica, Agilidade e Velocidade. Os resultados foram apresentados em percentuais e em valores absolutos, sendo comparados posteriormente entre os grupos masculino e feminino. Através dos resultados obtidos, o grupo masculino sobressaiu ao grupo feminino, atingindo uma classificação superior em todos os testes neuromotores. Em relação à distribuição e composição corporal, o grupo feminino apresentou maior índice de massa corporal, bem como, maior acúmulo de gordura corporal. Porém, os grupos apresentaram valores médios abaixo do esperado pela classificação do PROESP-BR, onde há necessidade de repensar a prática esportiva e outros fatores que podem interferir nas variáveis, para que estes componentes possam ser melhorados, necessitando de mais estudos, em especial, envolvendo controle das aulas com avaliação pré e pós intervenção, contribuindo com a comunidade acadêmica e científica.
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