Prevalência de doença renal crônica entre os pacientes de nefrologia atendidos no Ambulatório Universitário Central de Anápolis

Autores

  • Gustavo Diniz Muller
  • Marcos Francisco Cavalcante
  • Marcos Paulo Augusto Cora
  • Pedro Henrique Tomé Alves
  • Pedro Lucas Carneiro Ramo
  • Thiago Lacerda Ataídes

Resumo

A Doença Renal Crônica (DRC), cuja etiologia é multifatorial, relaciona-se à transição demográfica e ao envelhecimento populacional. Pacientes diabéticos, hipertensos, idosos, obesos e cardiopatas são mais suscetíveis ao desenvolvimento de DRC. Por ser uma doença insidiosa, é importante que o serviço médico saiba rastreá-la precocemente entre os pacientes de risco e avaliar a conduta terapêutica correta.

Evita-se, assim, a progressão e o agravamento da doença, com redução da ocorrência de complicações e aumento da expectativa de vida do paciente. Dessa forma, objetiva-se avaliar a prevalência de DRC nos pacientes atendidos no Ambulatório Universitário Central (AUC) de Anápolis-GO. Dessa maneira, será realizado um estudo prospectivo observacional transversal, por meio da coleta de dados de pacientes atendidos no serviço de nefrologia do AUC de Anápolis-GO, em um período de 6 meses, exclusivamente com pacientes atendidos nesse período. Os benefícios e o intuito da pesquisa envolvem relacionar e identificar padrões epidemiológicos em comum, além de expor a relação com as diversas comorbidades que tangem à DRC. Nessa perspectiva, portanto, espera-se avaliar a prevalência da DRC nos pacientes atendidos nesse período e estratificar esses pacientes de acordo com comorbidades e perfis epidemiológicos específicos.

 




Downloads

Publicado

2023-11-25

Edição

Seção

RESUMOS - Educação em Saúde