Sofrimento mental: relação do comportamento alimentar entre os acadêmicos de medicina
Resumo
RESUMO: Este estudo aborda a prevalência de alterações no comportamento alimentar entre estu-dantes de medicina, destacando a influência de fatores como carga acadêmica, estresse e pressão associada ao currículo médico. A pesquisa compara o ciclo básico e clínico da forma-ção, reconhecendo os estudantes de medicina como potencialmente vulneráveis a altera-ções no comportamento alimentar devido às intensas demandas acadêmicas. O problema central investigado é se a rotina acadêmica afeta os hábitos alimentares e se há diferenças na incidência das alterações entre os ciclos básico e clínico. Com o intuito de atingir esse objetivo, será conduzida uma pesquisa de natureza analítica, observacional, quantitativa e transversal, utilizando questionários destinados aos alunos matriculados no 1º a 8º períodos do curso de medicina de uma Universidade em Goias, com estimativa de 850 participantes. A obtenção de dados para a pesquisa ocorrerá através da administração presencial de dois formulários impressos – Question-naire on Eating and Weight Patterns – 5 (QEWP-5) e Self Report Questionnaire – 20 (SRQ-20). Dessa forma, será viável analisar a incidência dos trans-tornos alimentares entre os estudantes de medicina, considerando a diferenciação por es-tágio da formação e identificando quais fatores estão associados a uma maior prevalência dessas alterações. Essa abordagem permitirá entender como a rotina acadêmica, as deman-das específicas de cada ciclo e outros elementos podem impactar a saúde mental e os pa-drões alimentares dos estudantes, contribuindo para uma compreensão mais abrangente dos desafios enfrentados durante a formação médica.