Influência dos fatores sociais na gravidez na adolescência: uma mini revisão integrativa
Resumo
Trata-se de uma análise sobre a gravidez na adolescência nos dias atuais e as condições que permeiam essa realidade que ainda é um grande problema em nosso país e que tem índices cada vez mais preocupantes com grandes impactos sociais.
A gravidez na adolescência é um fator social que acarreta diversas consequências na vida das meninas que se encontram nessa situação. Consequências sociais, físicas e principalmente psíquicas, o que deixa todo esse processo um pouco mais complicado.
O objetivo do presente estudo é compreender como os fatores sociais influenciam na gravidez de adolescentes e suas implicações na saúde.
Trata-se de uma mini revisão de literatura onde foram usados 5 artigos, tendo como base de dados consultadas o PubMed Central e o Scielo-Brasil e as palavras-chave utilizadas foram: Gravidez. Adolescente. Fatores sociais. Tendo como período de busca os anos entre 2018 e 2023.
Encontrou-se como resultado que a gravidez na adolescência está relacionada com a falta de um companheiro fixo, a baixa escolaridade, a falta de estrutura familiar, incluindo abusos sofridos no próprio seio familiar, o uso precoce de álcool e drogas bem como o início da vida sexual ativa precoce sem as devidas precauções e prevenções.
Conclui-se, portanto, que fatores sociais levam à maior incidência dessas gestações precoces. A baixa renda e a baixa escolaridade, muitas vezes gerada pelo abandono escolar, lideram dentre os problemas socioeconômicos que causam essa mazela na saúde brasileira.