Profilaxia de úlcera por estresse em pacientes internados em unidades de terapia intensiva

Autores

  • Larissa Gomes Cazumbá UEFS

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2023v11i2.p3-9

Palavras-chave:

Profilaxia.Úlcera péptica.Mucosa Gástrica.

Resumo

Objetivo: Avaliar a profilaxia de úlcera por estresse em pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTIs) de um hospital geral da Bahia. Métodos: Trata-se de um estudo de corte transversal descritivo, sendo  a amostra constituida por prontuários de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva de um hospital geral da Bahia, no período de julho a dezembro de 2022. Foram obtidos dados sobre o perfil clínico dos pacientes, como diagnóstico médico e indicação para profilaxia de úlcera por estresse, além de dados sociodemográficos. Resultados: Foram analisados 111 prontuários médicos. O principal motivo encontrado para o uso da profilaxia de UE foi a ventilação mecânica por mais de 48 horas, constituindo 23,42% dos casos. 59,45% dos pacientes apresentaram alto risco para o desenvolvimento de úlcera por estresse, sendo que a  prevalência de prescrição para profilaxia de úlcera por estresse nas UTIs avaliadas foi de 58,55%. Observou-se a presença do uso indevido da profilaxia em apenas 2,7% dos casos. Em relação aos medicamentos mais utilizados, observou-se a predominância do pantoprazol (52,25%). Conclusões: A profilaxia para úlcera por estresse é largamente utilizada nas Unidades de Terapia Intensiva da instituição analisada e, embora não tenha sido constatado uso irracional da profilaxia de úlcera por estresse, é evidente a importância de estabelecer um protocolo clínico que forneça orientações apropriadas para a prescrição dos medicamentos profiláticos.

Palavra-chaves: Profilaxia.Úlcera péptica.Mucosa Gástrica.

Referências

1. Machado A, Teixeira C, Furlanetto L, Tonietto T, Balzano P, Vieira S et al. Profilaxia para úlcera de estresse nas unidades de terapia intensiva: estudo observacional multicêntrico. Revista Brasileira de Terapia Intensiva. 2006;18(3):229-33.
2. Krag M, Perner A, Wetterslev J, Wise M, Borthwick M, Bendel S et al. Prevalence of gastrointestinal bleeding and the use of gastric acidity suppressants in adult patients with acute illness in intensive care. Intensive Care Med. 2015;41(5):833-45.
3. Araújo S, Santos Y, Santos J, Morais A, Gomes I, Silva D. Estimativa de custo e adesão de prescrições médicas a diretrizes de profilaxia para úlcera de estresse em um hospital universitário no nordeste do Brasil: estudo retrospectivo observacional. Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde. 2021;12(3):01-06.
4. Santos Y, Younes-Ibrahim M, Crozatti L, Raglione D, Junior L, Besen B et al. Adesão a um protocolo de profilaxia de úlcera de estresse em pacientes críticos: estudo de coorte prospectiva. Revista Brasileira de Terapia Intensiva. 2020; 32 (1):37-42.
5. BRASIL. Ministério da Educação. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH. Protocolo Profilaxia de Úlcera por estresse, Hospital Universitário Walter Cantídio (UFC), 2022. 8 p. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/ch-ufc/acesso-a-informacao/protocolos-e-pops/hospital-universitario-walter-cantidio/protocolos/farmacia/pro-cft-001-v1-profilaxia-de-ulcera-de-estresse.pdf/view.
6. Vieira GJ, Vieira RS, Carvalho THT, Viegas AA. Profilaxia da úlcera de estresse no ambiente de terapia intensiva em uma unidade hospitalar no município de Anápo lis-GO. Rev. Educ. Saúde. 2021; 9 (2): 63-70.
7. Irwin RS, Rippe JM. Intensive care Medicine. 6th ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2008.
8. Abjaude, SAR. Avaliação do uso profilático de omeprazol em pacientes internados no hospital estadual Américo Brasiliense.[Dissertação mestrado]. São Paulo (Brasil): Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Farmacêuticas; 2015.149p.
9. Pompilio CE, Cecconello I. Profilaxia das Úlceras associadas ao estresse. ABCD Arq. Bras. Cir. Dig. 2010; 23(2):114-17.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS