A influência da humanização do docente na relação médico-paciente e na formação acadêmica

Autores

  • Ana Lara Menezes de Sousa Universidade Evangélica de Goías - UniEVANGÉLICA
  • Nathália Brandão de Bessa Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Lucas Lafaerto Felix Maia Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Higor Chagas Cardoso Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2023v11i2.p10-17

Palavras-chave:

Humanização da assistência, Escolas de medicina., Docentes de medicina

Resumo

Objetivos: Nesse contexto, tem como objetivo analisar a humanização na relação médico-paciente dos docentes médicos e a interdependência com a forma de ensinar bem como a importância do ensino humanizado. Metodologia: Foi realizado um estudo descritivo, quantitativo e transversal no curso de medicina da Universidade Evangélica de Goiás com a participação de 74 médicos docentes por meio da Escala de Orientação Médico-Paciente (EOMP). Resultados: Os resultados dos escores globais obtidos, independente da grande área médica analisada demonstraram que as atitudes estão focadas principalmente no profissional e na doença. Conclusão: Dessa forma, mostra-se importante a implementação de forma efetiva a temática a respeito da humanização do médico bem como dos acadêmicos de medicina.

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Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS