A jornada dos cuidadores de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: perspectivas e desafios
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma deficiência crônica do neurodesenvolvimento que abrange o comprometimento em diversas áreas do indivíduo, seja na interação social, na linguagem ou por padrões repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades. Os primeiros sinais da doença começam a ficar evidentes nos primeiros anos de vida, entretanto, o diagnóstico pode acontecer de forma tardia. Desse modo, a demanda por atenção especial gera alterações na dinâmica cotidiana, o que causa impacto significativo na vida dos familiares e cuidadores, exigindo adaptações, orientações e estratégias específicas para auxiliar o cuidado da criança e do adolescente. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é compreender os desafios cotidianos de cuidadores de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. Este estudo configura-se como uma pesquisa observacional de abordagem qualitativa, cuja amostra será composta por cuidadores participantes da Associação Pestalozzi de Anápolis-GO e as informações serão coletadas por meio de entrevistas de profundidade e rodas de conversas coletivas, com a utilização de roteiro semiestruturado e gravador de voz. Destarte, espera-se compreender o itinerário terapêutico e os principais desafios enfrentados pelos cuidadores de crianças e adolescentes com TEA, para que sejam estabelecidas redes de apoio consolidadas para o cuidado diário dos assistidos. Além disso, pretende-se contribuir para a comunidade científica por meio de relatos de cuidadores, a fim de colaborar para uma melhor qualidade de vida e ampliação do conhecimento dos responsáveis sobre os sintomas e desenvolvimento da doença.