Métodos diagnósticos para detecção do TDAH em crianças: uma mini revisão integrativa
Resumo
O transtorno do Déficit de atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurológico com alterações comportamentais que apresentam repercussões em diversos sistemas. O TDAH tem maior prevalência na infância sendo desafiador a percepção e o diagnóstico correto dessa alteração neurobiológica. O objetivo do trabalho é identificar os diferentes diagnósticos de TDAH em crianças e pré-adolescentes, evidenciando os seus desafios. Essa mini revisão foi de caráter descritivo, utilizou-se como método a identificação do tema, seleção da questão de pesquisa, busca na literatura através de dados eletrônicos mediante critérios de inclusão e exclusão, avaliação dos estudos, interpretação e apresentação dos resultados. O instrumento de pesquisa foi a busca de artigos nas bases de dados: PubMed (national library of Medicine and national institutes of health), BVS (Biblioteca virtual em saúde) e SciELO (Scientific Eletronic Library Online. Como resultado foi possível observar os tipos de diagnósticos de TDAH em crianças e pré-adolescentes além de comprovar os desafios de uma padronização de formas diagnósticas. Ademais, a avaliação com testes clínicos propostos pelos autores demonstrou-se bastante eficaz para o tratamento correto de crianças com TDAH, porém, o não seguimento da diretriz e a falta de metodologia dificulta o tratamento dessa alteração neurobiológica. A partir da apresentação para a comunidade científica de testes clínicos propostos pelos autores dessa mini revisão, obteve-se como conclusão suprir as carências no processo de identificação do transtorno mental, com o seguimento das diretrizes e uma necessidade de padronização pelos profissionais da saúde.