O impacto do marketing de alimentos na vida de crianças e adolescentes

Autores

  • Bruna Marra Carvalho
  • Fernanda Sampaio Santos
  • João Pedro Mendes Souza
  • Natállia Gabriela Silva Gomes
  • Ariadne Cruvinel Silva
  • Sara Fernandes Correia

Palavras-chave:

Palavras-chave: food advertisements; obesity; sugar; dental caries; adolescentes; public health; sugary drinks; policy; dental caries; obesity; child; child behavior; diet; food preferences; food marketing; food environment; child-directed; marketing.

Resumo

O marketing de alimentos influencia diretamente na vida de crianças e adolescentes, resultando no elevado consumo de alimentos não saudáveis nessa faixa etária. Sendo assim, esta mini resenha integrativa teve como objetivo analisar os efeitos da publicidade de alimentos nos hábitos infanto-juvenis. Para isso, foi usado como metodologia a busca de dados através da US National Library of Medicine (PubMed), entre os anos 2019 e 2022, com base nos Descritores em Ciências da Saúde (DECS): “child”; “adolescent”; “diet”; “healthy”; “eating, marketing”; “nutritional requirements”; “social media”; “food”; “food industry”; “nutritive value”; “television”; “dietary sugars”; utilizando entre eles o booleano AND. Assim, foi observado aumento significativo no consumo de dietas pouco nutritivas em crianças que viram influenciadores com lanches desnutridos. Notou-se uma abundância de propaganda de alimentos não saudáveis diariamente, a qual impacta negativamente, haja vista o incremento de produtos hipercalóricos na alimentação dos menores e, por conseguinte, o aumento da obesidade. Conclui-se, portanto, que é fundamental tornar igualitária a exibição quantitativa de alimentos nutritivos e produtos hipercalóricos, somada à fiscalização dos mecanismos empregados nas propagandas, com o intuito de que o público alvo seja visto não como lucro, mas sim como indivíduos em formação.

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Publicado

2022-11-22

Edição

Seção

RESUMOS - Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente