Residência em saúde: a gestão do conhecimento prestada pelo preceptor e conhecimento percebido sob perspectiva do residente
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-9868.2022v10i2.p3-14Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Conhecimento, Internato e ResidênciaResumo
Objetivo: O objetivo desse estudo é analisar a gestão do conhecimento nas residências médica e multiprofissional sob a perspectiva do preceptor e o conhecimento percebido pelo residente. Métodos: Estudo quali-quantitativo, exploratório, transversal, realizado em formato on-line com os residentes e preceptores das residências médica e multiprofissional da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO). Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Foram selecionados para este estudo todos os preceptores e residentes ativos, das residências médica e multiprofissional da SES/GO, com idade superior a 18 anos, de ambos os sexos e que aceitaram participar da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para avaliar a gestão do conhecimento ofertada pelo preceptor, o instrumento construído foi composto por 28 itens. O instrumento utilizado para avaliar o conhecimento percebido pelo residente totaliza 17 itens. Resultados: O presente estudo contou com 51 participantes (30 preceptores e 21 residentes), 83,3% dos preceptores aplicam a avaliação de aprendizagem com seus residentes. Comunicação e cognição foram citadas como habilidades primordiais no processo de aprendizado. O modelo de ensino emergente foi prevalente, e os seminários foram as metodologias ativas mais citadas. Todos os preceptores relataram dar feedback para seus residentes. 18% dos preceptores relataram não ter conhecimento de gestão. Conclusão: Preceptores e residentes de residências médica e multiprofissional da SES/GO estão em consonância em vários aspectos, dentre eles a importância do preceptor nos programas. Todos os preceptores relataram dar feedbacks aos seus residentes. Conhecimento sobre gestão e ferramentas de gestão não foram prevalentes em nossa população.
Referências
2. Aguiar AC de. Preceptoria em Programas de Residência: Ensino, Pesquisa e Gestão. 1a. Editora C, Editora do Centro de Estudos P e DT em SC, organizadores. Rio de Janeiro; 2017. 209 p.
3. Kilminster S, Cottrell D, Grant J, Jolly B. AMEE Guide No. 27: Effective educational and clinical supervision. Med Teach. 2007;29(1):2–19.
4. Deluiz N. O Modelo das Competências Profissionais no Mundo do Trabalho e na Educação. Bol Técnico Do Senac, 27(3). 20021;12–25.
5. Veloski J, Boex JR, Grasberger MJ, Evans A, Wolfson DB. <2007 Effect of Feedback.Pdf>.
6. Silva JC, Contim D, Ohl RIB, Chavaglia SRR, Amaral EMS. Percepção dos residentes sobre sua atuação no programa de residência multiprofissional. ACTA Paul Enferm. 2015;28(2):132–8.
7. Fluit CRMG, Bolhuis S, Grol R, Laan R, Wensing M. Assessing the quality of clinical teachers: A systematic review of content and quality of questionnaires for assessing clinical teachers. Vol. 25, Journal of General Internal Medicine. 2010. p. 1337–45.
8. Cox M, Irby DM, Epstein R. Assessment in Medical Education. N Engl J Med. 2007;356:387–96.
9. Fernandes CR, Farias Filho A, Gomes JMA, Pinto Filho WA, Cunha GKF da, Maia FL. Currículo baseado em competências na residência médica. Rev Bras Educ Med. 2012;36(1):129–36.
10. Flor TBM, Cirilo ET, de Lima RRT, Sette-De-souza PH, Noro LRA. Formação na Residência Multiprofissional em Atenção Básica: revisão sistemática de literatura. Cienc e Saude Coletiva. 2022;27(3):921–36.
11. Milfont A, Oliveira F De, Paula S, Xavier L. Análise da integração ensino-serviço para a formação de residentes em medicina de família e comunidade. Rev Bras Educ Med. 2021;45(1):1–10.
12. Barreto VHL, Marco MA De. Visão de preceptores sobre o processo de Ensino-Aprendizagem no Internato. Rev Bras Educ Med. 2014;38(1):94–102.
13. Zeferino AMB, Domingues RCL, Amaral E. Feedback como estratégia de aprendizado no ensino médico. Rev Bras Educ Med. 2007;31(2):176–9.
14. Feijó LP, Filho SAF, Ruffini VMT, Nunes M do PT, Augusto KL. Estrutura do Programa em Treinamento de Docência na Residência: Residente como Professor. Rev Bras Educ Med. 2019;43:341–8.
15. Veloski J, Boex JR, Grasberger MJ, Evans A, Wolfson DW. Systematic review of the literature on assessment, feedback and physicians’ clinical performance*: BEME Guide No. 7. Med Teach. 2006;28(2):117–28.
16. Prideaux D, Alexander H, Bower A, Dacre J, Haist S, Jolly B, et al. Clinical teaching: Maintaining an educational role for doctors in the new health care environment. Med Educ. 2000;34(10):820–6.