Promoção de saúde através do esporte: relato de experiência com escolares entre 7 e 10 anos
Palavras-chave:
Educação em saúde. Exercício físico. Falta de atividade física. Saúde da criança. Promoção da saúde na escola.Resumo
Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre uma ação educativa proposta pela disciplina de Medicina de Família e Comunidade (MFC), desenvolvida por alunos do terceiro período do curso de medicina da Universidade de Anápolis, UniEVANGÉLICA. O objetivo da ação foi a promoção e orientação acerca dos esportes e seus benefícios aos alunos da Escola Municipal Belisária Corrêa de Faria, em Anápolis, Goiás. Participaram do trabalho 45 crianças entre a faixa etária de sete a dez anos. Foi realizada a apresentação de breve histórico acerca dos esportes, seguida de suas respectivas encenações por meio de um museu interativo sobre esportes de grande visibilidade midiática: basquete, vôlei, judô, futebol e atletismo. Ao final, as crianças tiveram uma interação prática por meio de circuitos funcionais desenvolvidos e orientados por um educador físico, reforçando a interação no processo ensino -aprendizagem. Por fim, baseado nas etapas do Arco de Maguerez, a experiência permitiu observar a importância do desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis desde a infância, visto que os seus benefícios vão além da promoção à saúde, bem como na esfera psicossocial.
Referências
BRASIL. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança : orientações para implementação / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018. 180 p. : il.
DA SILVA FILHO, José Nunes et al. Efeitos do exercício físico de força sobre o desenvolvimento ósseo em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício (RBPFEX), v. 9, n. 51, p. 40-47, 2015.
DE GODOY, Rossane Frizzo. Benefícios do exercício físico sobre a área emocional. Movimento, v. 8, n. 2, p. 7-15, 2002.
MATSUDO, V.K.R et al. Dislipidemias e a promoção da atividade física: uma revisão na perspectiva de mensagem de inclusão. Rev. Brasileira Ciência e Movimento, São Caetano do Sul, v.13, p.161-170, 2005.
NARICI, M. et al. Impact of sedentarism due to the COVID-19 home confinement on neuromuscular, cardiovascular and metabolic health: Physiological and pathophysiological implications and recommendations for physical and nutritional countermeasures. European Journal of Sport Science, v. 21, n. 4, p. 614-635, 2021.
SIMMONDS, M. et al. Predicting Adult Obesity From Childhood Obesity: a systematic review and meta-analysis. Obesity Reviews, v. 17, n. 2, p. 95-107, 2016.
TEFFER, K. ; SEMENDEFERI K. Human Prefrontal Cortex: Evolution, Development, and Pathology. Progress in Brain Research, v. 195, p. 191-218, 2012.