Metodologias ativas utilizadas pela monitoria de farmacologia via google meet em um curso de graduação de medicina: avaliação do aprendizado
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-9868.2022v10i1.p48-57Palavras-chave:
monitoria; farmacologia, processo ensino-aprendizagem, ensino remoto.Resumo
Objetivo: Avaliar o impacto das metodologias ativas utilizadas pela monitoria remota no processo ensino-aprendizagem na farmacologia. Métodos: Foram realizadas atividades com 34 estudantes do 6º período de uma Instituição de Ensino Superior de Medicina de Curitiba-PR. O intuito foi revisar os conteúdos, das unidades curriculares (UC) 16 e 17, referentes a conteúdos da Hematologia e Psiquiatria. Para o encerramento da UC16 foi aplicado uma atividade do tipo ‘quizz’ na plataforma Kahoot. Para o encerramento da UC17 foi elaborada uma cartela de bingo em que cada casa correspondeu a uma pergunta, para realizar um ‘quizz’ de forma interativa. A avaliação das atividades interativas foi realizada por meio de um questionário via Google Forms enviado aos alunos utilizando a escala Likert. Resultados: Quando questionados se as atividades realizadas no final das UCs auxiliaram no aprendizado, ajudando a perceber os pontos fortes e fracos, 88,2% dos estudantes concordaram. Sobre a escolha dos instrumentos utilizados dentro das possibilidades para a confecção de uma revisão utilizando-se metodologias ativas, 91,2% dos alunos consideraram as atividades realizadas no final das UCs bons métodos de fixar pontos importantes do conteúdo. Conclusões: A adaptação do processo ensino-aprendizagem via Google meet tem sido um desafio tanto para os docentes quanto para os estudantes. As atividades de monitoria tiveram que sofrer grandes adaptações. Mesmo com todas as adversidades, foi possível elaborar maneiras diferentes de realizar as revisões das UCs. Os estudantes avaliaram positivamente as revisões, mostrando que é possível conciliar o estudo da farmacologia com atividades interativas.
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