O sofrimento mental em estudantes de Medicina e o papel das redes de apoio no acompanhamento dos alunos

Autores

  • Hellen Hansel de Sousa Discente do curso de Medicina do Centro Universitário UniEVANGÉLICA
  • Jordana Lúcio de Barros Discente do curso de Medicina do Centro Universitário UniEVANGÉLICA
  • Miguel Rassi Fernandes Lopes Discente do curso de Medicina do Centro Universitário UniEVANGÉLICA
  • Vithor Alexander Borges Coelho Discente do curso de Medicina do Centro Universitário UniEVANGÉLICA
  • Luciana Vieira Queiroz Labre Docente curso de Medicina do Centro Universitário UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Saúde Mental, Estudantes de Medicina, Acolhimento

Resumo

O sofrimento mental é uma desordem emocional que se relaciona com a ansiedade, tristeza e a somatização de sensações. É uma condição cada vez mais presente na vida dos estudantes e que traz inúmeros prejuízos, tanto no campo cognitivo e funcional quanto nas relações interpessoais. Por isso, é de suma importância saber os recursos que universidade possui para acolher os estudantes e a percepção dos alunos acerca do acolhimento oferecido no curso de medicina. Assim, objetivou-se neste trabalho analisar e correlacionar a percepção dos alunos com sofrimento mental frente às ferramentas de acolhimento do curso de medicina da Universidade Evangélica de Goiás — UniEvangélica ao longo do curso. Trata-se de um estudo observacional, com delineamento transversal qualitativo e quantitativo. A pesquisa será realizada na Universidade Evangélica de Goiás — UniEvangélica com os acadêmicos do curso de medicina. A coleta de dados será realizada através da aplicação de questionário presencial e/ou online utilizando a plataforma Google Forms, por meio dos questionários Self Report Questionnaire (SRQ-20) e o Questionário de Saúde Mental e Acolhimento Estudantil. Logo, com essa pesquisa espera-se contribuir para a comunidade acadêmica com uma nova perspectiva acerca da importância do cuidado com a saúde mental dos estudantes, além de verificar se os alunos conhecem as ferramentas de suporte oferecidas pela universidade, se eles as utilizam e, por fim, o grau de satisfação em relação a esse serviço de apoio.

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Publicado

2021-11-24

Edição

Seção

RESUMOS - Educação em Saúde