As dificuldades das crianças com transtorno do espectro autista na aprendizagem e uso da linguagem e comunicação: mini revisão de literatura
mini revisão de literatura
Palavras-chave:
autismo, criança, aprendizagemResumo
O transtorno do espectro autista (TEA) é uma síndrome cujas principais características incluem: dificuldades na comunicação e interação social, que podem causar limitações dos comportamentos de reciprocidade social, comunicação verbal e não verbal, habilidade de iniciar, manter e entender relacionamentos. Nessa perspectiva, a presente análise trata-se de uma mini revisão integrativa de literatura que teve como objetivo identificar e avaliar as dificuldades na aprendizagem e uso da comunicação e linguagem em crianças com transtorno do espectro autista. Foram utilizados cinco artigos da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os descritores: Autismo, Criança e Aprendizagem. Constatou-se que o TEA desencadeia uma série de dificuldades relacionadas ao processo de aprendizagem, comunicação e linguagem das crianças, tendo como exemplos: dificuldade para estabelecer relacionamentos com os colegas de sala e a presença de comportamentos considerados inadequados, dificultando o aprendizado próprio e dos outros alunos. Notou-se que várias estratégias tem sido adotadas na tentativa de promover um melhor desenvolvimento para as crianças com diagnóstico de TEA e a grande importância de se realizar um diagnóstico precoce, a fim de reduzir déficits no aprendizado, na comunicação e na linguagem. Diante do exposto, conclui-se que o Transtorno do Espectro Autista está relacionado ao surgimento de dificuldades no aprendizado e uso da comunicação e linguagem das crianças, visto que tendem a apresentar dificuldades de estabelecer relações interpessoais e em sua grande maioria não conseguem apresentar um bom desenvolvimento escolar
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