Repercussões da pandemia pela Covid-19 na vida acadêmica de estudantes de medicina
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-9868.2021v9i1.p6-16Palavras-chave:
Educação Médica., Infecções por Coronavírus., Saúde Mental., Pandemias.Resumo
Objetivo: Avaliar as repercussões da pandemia pela COVID, na vida acadêmica de estudantes de medicina de uma Universidade do interior do estado de Goiás. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem quanti-qualitativa para coleta e análise dos dados. O questionário foi enviado para a turma do sétimo período do curso de medicina, composta de 63 alunos, sendo que, excluindo os autores da pesquisa, puderam responder o questionário 58 alunos. A coleta de dados foi realizada por meio de formulário eletrônico com perguntas relacionadas às mudanças no hábito e rotina dos estudantes, bem como o impacto disso na saúde mental, em tempos de pandemia. Após a obtenção das respostas foi realizada análise descritiva dos dados. Resultados: Foram evidenciadas mudanças na rotina e comportamento dos estudantes nesse período. A maioria dos participantes eram do sexo feminino (70%). Em relação aos estudos no Ensino à Distância (EAD), 70% dos acadêmicos apontaram não gostar da modalidade e 30% relataram gostar, mas preferem o método presencial; 95% expressaram insegurança quanto ao ensino; 40% dos entrevistados relataram ainda diminuição no tempo de estudo. Além disso, 60% relatou que adquiriu problemas de sono durante o isolamento e 85,5% se sentiu preocupado em relação à sua saúde mental. Conclusões: Os dados evidenciaram elevação do nível de estresse, piora da qualidade do sono e outros impactos negativos na vida dos acadêmicos, propiciados ou intensificados devido ao período de isolamento social, bem como as medidas de segurança que tiveram de ser adotadas durante o período pandêmico.
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