A formação do docente fisioterapeuta no Brasil: revisão narrativa da literatura

revisão narrativa da literatura

Autores

  • LUIZ HENRIQUE LEITE SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • CLARICE FERNANDES PIMENTEL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • HELINY ALVES DOS SANTOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • HYGOR WILLIAN DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • TÁSSIO MOREIRA PERES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • JESSÉ CASTELO SOUZA SANTANA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • FRANASSIS BARBOSA DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2021v9i1.p125-134

Palavras-chave:

Fisioterapia. Docência. Didática.

Resumo

Objetivo: Investigar como ocorreu e como se manifesta atualmente o processo de formação do docente fisioterapeuta no Brasil. Métodos: Foi realizado uma revisão narrativa de literatura acerca da formação do docente fisioterapeuta nas bases de dados: Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, BIREME e LILACS. Foram encontrados 22 estudos, dentre eles teses e dissertações, e 8 destes foram enquadrados nos critérios inclusão. Resultados e Discussão: Os trabalhos encontrados e analisados discutem aspectos que vão desde a formação do docente na área da saúde e percorrem por aspectos quanto a qualidade de vida, os saberes desses profissionais até a relação com disciplinas específicas. Conclusões: Diante dos dados encontrados e trabalhados não há uma forma ou método que consista na exatidão ou num padrão de formação. Dentre os profissionais abordados nas pesquisas é notório que o ofício do professor se constrói na prática, em relações com o ambiente e com outros profissionais e os alunos, ou seja, é realizada de forma individual.

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Publicado

2021-06-24

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO