A importância da monitoria de anatomia no curso de medicina em um tempo de pandemia: um relato de experiência

Autores

  • Eduardo Henrique Mendes Rezende Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Kamylla Borges Santos Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Débora Borges de Oliveira Silva Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Daniel Oliveira Silva Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Luiz Fernando Nogueira Salomão Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Jalsi Tacon Arruda Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Anatomia, Educação a Distância, Medicina

Resumo

A prática de monitoriais, em especial no curso de Medicina, é sempre um
momento de grande aprendizado tanto para os discentes monitorados quanto para
os próprios estudantes monitores, visto que contribui para a consolidação do
conteúdo já estudado. Entretanto, o ano de 2020 trouxe inúmeros desafios no ensino,
devido a pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), decretada em 11 de março de
2020 pela Organização Mundial da Saúde. Relatar as estratégias utilizadas nas
monitorias de Anatomia Humana para estudantes dos períodos iniciais de Medicina
da UniEVANGÉLICA. Todo início de semestre no curso de medicina sempre há um
misto de sentimentos bons, euforia de começar algo novo e uma insegurança
indecifrável. Não obstante, o primeiro período apresenta todos esses sentimentos
mais intensos. O curso é muito pesado e a disciplina de Anatomia Humana é uma das
que mais contribuem para isso. O papel das monitorias de anatomia do Curso de
Medicina da UniEVANGÉLICA é aproximar os alunos recém-chegados, calouros, com
estudantes que já superaram essa fase, dispostos a ensiná-los de uma maneira
diferente dos professores e tirar dúvidas de uma forma mais acessível. O medo e a
sensação de impotência tiveram que ser superados com muito esforço e dedicação
para que o aprendizado não fosse interrompido por essa condição do “não
presencial”. Nas primeiras semanas de aulas, de maneira online, os monitores de
anatomia elaboraram questões relacionadas aos roteiros de estudos, já
disponibilizados pelos professores, para que os alunos se sentissem incentivados a
continuar as atividades em casa. Além disso, um grupo no “WhatsApp” foi criado com
todos os alunos do primeiro período e encontros online semanais foram agendados
na plataforma “Google Meet” para a discussão de roteiros e tirar dúvidas, com fotos
de peças anatômicas e imagens dos livros para que os alunos se habituassem a nova
forma de estudos, continuando ativos no processo de construção do próprio
conhecimento. A resposta dos alunos foi excelente. Relataram que os momentos de
tira-dúvidas online foram essenciais e muito esclarecedores. Um dos principais pontos
observados na prática da monitoria é a facilidade de interação entre os próprios
alunos na elucidação das dúvidas. Um fator para explicar isso seria a conversa de igual
para igual, entre estudantes, sem aquela apreensão de conversar com um professor
que muitos apresentam. E o uso dos meios eletrônicos como o WhatsApp e o Google
Meet para aplicar outras propostas de ensino também foram determinantes para a
maior aproximação entre os alunos e monitores. Percebe-se a importância que a
monitoria tem para os estudantes, não só a de anatomia, no processo de
ensino-aprendizagem para diminuir a apreensão dos alunos. E nos tempos de estudos
online devido as restrições determinadas pela pandemia foi essencial para amenizar
as inseguranças dos estudantes no primeiro período de do curso de medicina.

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Publicado

2021-05-23

Edição

Seção

ANAIS II CAMEG