Experimentações vivenciadas em um estágio acadêmico de Odontologia: planejamento estratégico de atividades de educação em saúde em salas de espera planejamento estratégico de atividades de educação em saúde em salas de espera

Autores

  • Luiz Eduardo de Almeida Faculdade de Odontologia / Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Larissa Alves Amaro
  • Laura Bellini de Souza
  • Letícia Gabrielle de Paula Oliveira
  • Luana Ramos da Fonseca
  • Luciana Vidal Agra

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2020v8i2.p64-76

Resumo

Objetivo: analisar o percurso político-pedagógico imbuído no planejamento estratégico de ações de educação em saúde experimentadas por acadêmicos estagiários do curso de Odontologia vivenciadas em salas de espera. Metodologia: estudo descritivo, qualitativamente estruturado sob estratégia narrativo-descritiva e moldado à técnica argumentativa. Resultados: após seu percurso analítico, algumas inferências se destacaram neste trabalho, sendo elas: a efetividade do instrumento TPC/Teorizar-Praticar-Criticar no planejamento estratégico de atividades de educação em saúde desenvolvidas em salas de espera; o reconhecimento dos ambientes de espera como territórios extramuros férteis para o processo formativo de acadêmicos estagiários; a importância de se disseminar, em espaços científicos, os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios. Conclusão: indo além, pode-se afirmar que os estágios supervisionados são espaços práticos fundamentais para o processo formativo dos futuros profissionais de saúde, pois oportunizam, em cenário prático, o aluno transformar seus conhecimentos acadêmicos em ferramentas para a transformação de realidades, trabalhos que vão desde a educação em saúde até a reversão dos danos causados pelas doenças.

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Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS