Metodologias inovadoras que facilitam o aprendizado de anatomia humana
Palavras-chave:
Aprendizagem por associação. Autoaprendizagem. Práticas interdisciplinaresResumo
Introdução: Os estudos sobre anatomia humana têm passado por inovações significativas nos últimos tempos. Com isso, o ensino, antes baseado em formas tradicionais, atualmente vem sendo substituído por metodologias ativas e inovadoras, as quais garantem uma aprendizagem com maior qualidade. Todavia, observa-se uma certa resistência das universidades brasileiras frente a tais inovações. Dessa forma, esse estudo torna-se de grande relevância no âmbito educacional, visto que apresenta as principais metodologias aplicadas e os seus benefícios, sobretudo na formação acadêmica de profissionais de saúde. Objetivo: Considerando a importância dessa disciplina para os cursos da área de saúde, o presente estudo tem por objetivo identificar metodologias inovadoras que possam facilitar o aprendizado de anatomia humana. Material e método: Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de literatura por meio de buscas nas bases de dados PubMed, BVS e SciELO, mediante os seguintes Descritores em Ciências de Saúde: “anatomy” e “innovation and learning”, que significam, em português, “anatomia” e “inovação e aprendizagem”, respectivamente. Os estudos mais recentes e relevantes que tratam do tema sobre o ensino e aprendizagem de anatomia humana foram selecionados e lidos na íntegra. Resultados: Dessa forma, foi possível observar que o uso de novas metodologias se mostra mais eficiente. Existem outros métodos de avaliação no processo de ensino aprendizagem, como o “Flipped Classroom”, onde a transmissão de informações é realizada com auxílios do professor, para que o aluno trabalhe de forma independente antes das aulas, podendo assim dedicar o tempo de ensino presencial a um aprendizado mais complexo, contando com a ajuda do professor. Isso permite o desenvolvimento dos alunos de forma que a aprendizagem seja algo mais concreto, tendo como resultado a formação criativa, independente, crítica e reflexiva. Em suma, metodologias inovadoras estão a todo momento sendo desenvolvidas com o uso da tecnologia que permeia o campo do conhecimento e estudos. Dessa forma, novidades que auxiliam e facilitam o aprendizado dos alunos surgem não só para o estudo da anatomia humana, mas também para outras diversas disciplinas que se beneficiam da tecnologia. Conclusão: A partir desses dados podese concluir que essas novas metodologias inovadoras devem ser introduzidas na rotina de aulas sobre anatomia humana, e outras disciplinas, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Portanto, é necessário que haja um maior engajamento dos centros acadêmicos e do Poder Público, de forma a obter mais recursos financeiros que facilitem a introdução de métodos inovadores no Brasil.