Metodologias inovadoras que facilitam o aprendizado de anatomia humana

Autores

  • Eduardo Francisco Cardoso
  • Iargram Leite Pereira
  • Matheus Rodrígues de Araújo Estrela
  • Matheus Dias Marinho
  • João Vitor Lopes Martins
  • Sandro Marlos Moreira

Resumo

RESUMO: Considerando a importância dessa disciplina para os cursos da área de saúde, o presente estudo tem por objetivo identificar metodologias inovadoras que possam facilitar o aprendizado de anatomia humana. Foi realizada uma revisão da literatura por meio de buscas nas bases de dados PubMed, BVS e SciELO utilizando as palavras chave “anatomy” AND “innovation” AND “learning”. Os estudos mais recentes e relevantes que tratam do tema sobre aprendizagem de anatomia humana foram selecionados e lidos na íntegra. Dessa forma, foi possível observar que outros métodos de avaliação no processo de ensino aprendizagem, como o “Flipped Classroom”, onde a transmissão de informações é realizada com auxílios do professor, para que o aluno trabalhe de forma independente antes das aulas, podendo assim dedicar o tempo de ensino presencial a um aprendizado mais complexo, contando com a ajuda do professor. Isso permite o desenvolvimento dos alunos de forma que a aprendizagem seja algo mais concreto, tendo como resultado a formação criativa, independente, crítica e reflexiva. A partir desses dados pode-se concluir que essas novas metodologias inovadoras devem ser introduzidas na rotina de aulas sobre anatomia humana, e outras disciplinas, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes

 

Referências

NOVAES, F.P. S. S. et al. Implicações do Método Qualitativo no EnsinoAprendizado Ativo do Profissionalismo Humanitário. Relato de Experiência Educacional. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 6, n. 10, 2016.

GONÇALVES, R. N. et al. Práticas Integrativas e Complementares: inserção no contexto do ensino Odontológico. Revista da ABENO, v. 18, n. 2, p. 114-123, 2018.

DE MELO, N. B. et al. Metodologia da Problematização e Aprendizagem Baseada em Problemas na Odontologia: análise bibliométrica dos trabalhos apresentados nas Reuniões da SBPqO. Revista da ABENO, v. 17, n. 2, p. 60-67, 2017.

RANDI, M. A. F.; CARVALHO, FAUSTINO de H. Aprendizagem através de role-playing games: uma abordagem para a educação ativa. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 37, n. 1, p. 80-88, Mar. 2013.

GOMES, V.X.S.S; MARINHO, A.M.C.P; CARNEIRO, C. Jogo digital como estratégia para aprendizagem da anatomia do aparelho locomotor humano na perspectiva de discentes do curso de educação física. Revista Tecnologias na Educação. Ano, v. 8, p. 1-11, 2016.

FERRER-TORREGROSA, J. et al. Distance learning ects and flipped classroom in the anatomy learning: comparative study of the use of augmented reality, video and notes. BMC medical education, v. 16, n. 1, p. 230, 2016.

FORNAZIERO, C. C. et al. O ensino da anatomia: integração do corpo humano e meio ambiente. Rev bras educ med, v. 34, n. 2, p. 290-7, 2010.

ŠTRKALJ, G.; HULME, A; EL-HADDAD, J. Learning and revising anatomy through 3D printing. Italian Journal of Anatomy and Embryology, v. 123, n. 3, p. 277-278, 2018.

DA COSTA, G. B.F; LINSI, C. C. S. A. O cadáver no ensino da anatomia humana: uma visão metodológica e bioética. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 3, p. 369-373, 2012.

FORNAZIERO, C. C.; GIL, C. R.R. Novas tecnologias aplicadas ao ensino da anatomia humana. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 27, n. 2, p. 141-146, 2003.

MORAES, G. N.B; SCHWINGEL, P. A; JÚNIOR, E. X. S. Uso de roteiros didáticos e modelos anatômicos, alternativos, no ensino-aprendizagem nas aulas práticas de anatomia humana. Revista Ibero-Americana de estudos em HUMANA. Encontro de Extensão, Docência e educação, v. 11, n. 1, p. 223-230, 2016.

DE TROTTA, T; SPINILLO, C. G. Tecnologias no aprendizado da Anatomia Humana: possíveis contribuições para o ensino da medicina. InfoDesign-Revista Brasileira de Design da Informação, v. 11, n. 1, p. 1-20, 2014.

LISK, K. et al. Student perceptions and effectiveness of an innovative learning tool: Anatomy Glove Learning System. Anatomical sciences education, v. 8, n. 2, p. 140-148, 2015.

SHYAMAL, A; MAZUMDAR, S. Peer teaching an innovative way for learning anatomy by both students and teachers. Journal or the Anatomical Society of India, n. 64, p. S35, 2015.

YAQINUDDIN, A. et al. The Integrated Clinical Anatomy Program at Alfaisal University: an innovative model of teaching clinically applied functional anatomy in a hybrid curriculum.
Advances in physiology education, v. 40, n. 1, p. 56-63, 2016.

SALBEGO, C. et al. Percepções acadêmicas sobre o ensino e a aprendizagem em anatomia humana. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 1, p. 23-31, 2015.

MIRANDA CHACÓN, Z. Teaching Anatomy based on the problem-based learning approach through clinical cases. Actualidades Investigativas en Educación, v. 17, n. 1, p.
461-482, 2017.

DE AZAMBUJA MONTES, M. A.; DE SOUZA, C. T. V. Estratégia de ensino-aprendizagem de anatomia humana para acadêmicos de medicina. Ciências & Cognição, v. 15, n. 3, 2010.

TIZNADO-MATZNER, G; BUCAREY-ARRIAGADA, S; LIZAMA-PEREZ, R. Experience in the Creation of an Online Platform to Host Three-Dimensional Models of Real Anatomical Pieces to be Shared as Open Educational Resources (OER). Int. J. Morphol., Temuco, v. 37, n. 4, p. 1267-1271, Dec. 2019.

MASSARO, G; MANTOVANI, A .M; DA SILVA RODRIGUES, M. Aplicações educacionais em 3D para os processos de ensino e aprendizagem da área de anatomia no second life. RENOTE, v. 9, n. 2, 2011.

Downloads

Publicado

2019-11-23

Edição

Seção

RESUMOS - Educação em Saúde