Causas de depressão em crianças e adolescentes
Palavras-chave:
Depressão infanto-juvenil, Comportamento infantil, Psiquiatria infantilResumo
A depressão afeta todas as faixas etárias e vem sendo ainda mais observada em crianças e adolescentes. Os sintomas observados nessa parte da população são a queda do rendimento escolar, tristeza e isolamento, que se intensificam, prejudicando o desenvolvimento e contribuindo para a incapacidade humana. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo traçar um perfil de causas para a depressão infanto-juvenil, buscando fatores influenciadores tanto intrínsecos quanto extrínsecos. Trata-se, então, de uma revisão integrativa de 20 artigos compreendidos entre 2011 a 2019, buscados em bancos de dados como PubMed e Scielo usando os termos depressão infantil, “child depression”, “child psychiatry”, “mental health”, “depression” e “child behavior”. Assim, foi possível encontrar fatores comuns influenciadores desses transtornos depressivos.
Referências
AVANCI, J.; et al. Quando a convivência com a violência aproxima a criança do comportamento depressivo. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, p. 383-394, 2018.
BAPTISTA, M; BORGES, L; SERPA, A. Gender and Age-related Differences in Depressive Symptoms among Brazilian Children and Adolescent. Paidéia, v.27, n.68, 2017.
CANALS-SANS, J., et al. Prevalence of DSM-5 depressive disorders and comorbidity in Spanish early adolescents: Has there been an increase in the last 20 years? Psychiatry Research, v. 28, p 328-334,2018.
ETCHELLS, P. et al. Prospective Investigation of Video Game Use in Children and Subsequent Conduct Disorder and Depression Using Data from the Avon Longitudinal Study of Parents and Children. Journals Plos, 2016.
FANG-TING, C., et al. Sequential risk of depression in children born prematurely: A nationwide population- based analysis. Journal of Affective Disorders, v. 243, p 42-47, 2019.
IRENE, C., et al. Anxiety and Depression in Children With Nonverbal Learning Disabilities, Reading Disabilities, or Typical Development. Sage Journals, 2014.
FERNANDES, J. et al. Depressão e qualidade de vida em crianças e adolescentes diagnosticados com doença renal crônica em hemodiálise. Rev. SBPH, v. 21, n. 2, p. 44-60, 2018.
FRISTAD, M; MAC PHERSON,H. Evidence-Based Psychosocial Treatments for Child and Adolescent Bipolar Spectrum Disorders. J Clin Child Adolesc Psychol, v.43, n.3, p. 339-355, 2015.
GORHAM, L. et al. Involvement in Sports, Hippocampal Volume, and Depressive Symptoms in Children. Biological Psychiatry: Cognitive Neuroscience and Neuroimaging, 2019.
JONES, R. et al. Psychoeducational interventions in adolescent depression: A systematic review. Patient Education and Counseling, v.101, p. 804-816, 2018.
LOEVAAS, M., et al. Emotion regulation and its relation to symptoms of anxiety and depression in children aged 8–12 years: does parental gender play a differentiating role? BMC Psychol, 2018
MEMBRIDE, H. Mental health: early intervention and prevention in children and young people. British Journal of Nursing, v. 25, n. 10, p. 552-557, 2016.
OMKARAPPA, D et al. Anxiety, depression, self-esteem among children of alcoholic and nonalcoholic parents. Journal of Family Medicine and Primary Care, v. 8, n. 2, p. 604, 2019.
RENTZ-FERNANDES, A.; et al. Autoestima, imagem corporal e depressão de adolescentes em diferentes estados nutricionais. Revista de salud pública, v. 19, p. 66-72, 2017.
ROIZBLATT,A.; LEWIS,V.; MAIDA,M. Separación o divorcio de los padres. Consecuencias en los hijos y recomendaciones a los padres y pediatras. Rev Chil Pediatr, v.89, n.2, p.166-172,2018.
SCHWAN, S., RAMIRES, V. Depressão em crianças: uma breve revisão de literatura. PsicolArgum, v. 28, n. 67, p. 457-68, 2011.
HUTTEL, J., et al. A depressão infantil e suas formas de manifestação. Psicol Argum, v. 29, n. 64, p. 11-22, 2011.
BAPTISTA, M., BORGES, L. Revisão integrativa de instrumentos de depressão em crianças/adolescentes e adultos na população brasileira. Avaliação psicológica, volume 15, p. 19-32, 2016.
SIABATO, M.; FORERO, M; SALAMANCA,C. Asociación entre depresión e ideación suicida en un grupo de adolescentes colombianos. Pensamiento psicológico, v. 15, n. 1, p. 5161, 2017.
SEIDLER, A., et al. School-based depression and anxiety prevention programs for young people: A systematic review and meta-analysis. Clinical Phychology Review, v.51, p. 30-47, 2017.
SERRÃO, F.; KLEIN, J.; GONÇALVES, A. Qualidade do sono e depressão: que relações sintomáticas em crianças de idade escolar. Psico-USF, v. 12, n. 2, p. 257-268, 2015.
TEODORO, M.; CARDOSO, B.; FREITAS, A. Afetividade e conflito familiar e sua relação com a depressão em crianças e adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 23, n. 2, 2016.
WEERSING,V., et al. Evidence-Base Update of Psychosocial Treatments for Child and Adolescent Depression. J Clin Child Adolesc Psychol, v.46, n.1, p. 11-43, 2017.
YOON, S. Childmaltreatment characteristics aspredictors ofheterogeneity in internalizing symptom trajectories among children in the child welfare system. Child Abuse & Neglect, v. 72, p. 247-57, 2017.