EFEITO DA ESCOLA DE POSTURA NA CAPACIDADE FUNCIONAL E PERCEPÇÃO DE DOR EM PORTADORES DE LOMBALGIA NÃO ESPECÍFICA

Autores

  • Jordana Campos Martins de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Luiz Fernando Martins de Souza Filho Universidade Federal de Goiás, Faculdade Estácio de Sá de Goiás
  • Ana Cristina Silva Rebelo Universidade Federal de Goiás
  • Fabiana Pavan Viana Pontifícia Universidade Católica de Goias
  • Suely Maria Satoko Morya Inumaru Universidade Estadual de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.29237/2358-9868.2019v7i1.p109-116

Palavras-chave:

dor lombar, mulheres, fisioterapia, escola de postura, educaçao em saude, exercicio

Resumo

Objetivo O presente estudo visa analisar a efetividade da Escola de Postura (EP) na capacidade funcional e percepção dolorosa avaliada pelo Oswestry Disability Index e Escala Visual Analógica em mulheres portadoras de dor lombar crônica inespecífica. Métodos: Trata-se de um estudo experimental prospectivo com 53 mulheres portadoras de lombalgia crônica, com idade média de 48,33, estas foram dividas no Grupo Escola de Postura (GEP) e no grupo controle (GC) que após o término da pesquisa também foi submetido a EP, o GEP foi submetido a um programa de EP com 10 dias de intervenção. Resultados: A aplicação dos questionários foi feita no momento pré-intervenção (PRE), pós-intervenção (POS) e o no GEP observamos a diminuição da incapacidade funcional (p= 0,001) e da percepção dolorosa (p=0,002) de maneira estatisticamente significante, o GC também se apresentou com redução da incapacidade e dor, porém estas não foram estatisticamente significante. Conslusão: A intervenção por meio da EP mostrou-se eficaz na diminuição da incapacidade funcional e percepção dolorosa em mulheres portadoras de dor lombar crônica.

 

Biografia do Autor

Luiz Fernando Martins de Souza Filho, Universidade Federal de Goiás, Faculdade Estácio de Sá de Goiás

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Goiás (2015). Atualmente é mestrando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós-graduando em Fisioterapia Neurofuncional pela Faculdade Integradas de Goiás, possui pós-graduação em Movimento Humano pela Universidade Estadual de Goiás (2018) e em Fisioterapia Hospitalar pela Faculdade Cambury (2017). Atuação profissional: Professor auxiliar no curso de Fisioterapia na Faculdade Estácio de Sá de Goiás, função: preceptor de estágio em Fisioterapia cardiorrespiratória e Responsável dos laboratórios de Fisioterapia. Membro da Cooperativa dos Fisioterapeutas do Estado de Goiás (FISIOATIVA), função: Fisioterapeuta ambulatorial (neurofuncional, cardiorrespiratória), membro do conselho técnico e do conselho administrativo. Pesquisador no Núcleo de Pesquisa em Reabilitação Cardíaca (NUPREC) da UFG. Revisor do periódico Conexão Ciência.

Ana Cristina Silva Rebelo, Universidade Federal de Goiás

PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG); VICE-COORDENADORA DO CURSO DE BIOMEDICINA DA UFG, PROFESSORA ORIENTADORA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFG; GRADUADA EM FISIOTERAPIA PELA UNIVERSIDADE DE UBERABA; MESTRADO EM FISIOTERAPIA PELA UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA, DOUTORADO E POS DOUTORADO EM FISIOTERAPIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Fabiana Pavan Viana, Pontifícia Universidade Católica de Goias

Fisioterapeuta formada pela UNESP (1995) e Advogada formada pela PUC Goias (2015). Mestre (2001) e Doutora (2006) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora Adjunto I da Escola de Ciências Sociais e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goias. Realiza pesquisas nas linhas de Promoção da Saúde, Teorias Métodos e Processos de Cuidar em Saúde e Sociedade, Ambiente e saúde.

Suely Maria Satoko Morya Inumaru, Universidade Estadual de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Paraná (1983) e mestrado em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). Atualmente é professor comissionado da Universidade Estadual de Goiás. 

Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga, Universidade Estadual de Goiás

Fisioterapeuta (1999) e especialista em Fisioterapia Neurológica (2001) pela Universidade Estadual da Paraíba, especialista em Cinesioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (2000), mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2003), doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2009) . Realizou pós-doutorado na FMRP-USP (2009) e na Vrije University Amsterdam (Holanda) (2014). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Líder do Grupo de Pesquisa "Avaliação e Intervenção no Movimento Humano Fisiológico e Patológico", Editora Chefe do periódico Movimenta (ISSN 1984-4298) desde 2008, coordenadora do Laboratório de Pesquisa Musculoesquelética (LaPeMe) da Universidade Estadual de Goiás desde 2014. Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN). Tem experiência clínica e de pesquisa na área de Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: intervenção precoce nos problemas do desenvolvimento infantil, saúde e qualidade de vida de crianças nascidas em situações de risco biológico e ambiental, biomecânica do movimento normal e patológico, promoção e prevenção na saúde da criança e do adolescente. 

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Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS