EFEITO DA ESCOLA DE POSTURA NA CAPACIDADE FUNCIONAL E PERCEPÇÃO DE DOR EM PORTADORES DE LOMBALGIA NÃO ESPECÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.29237/2358-9868.2019v7i1.p109-116Palavras-chave:
dor lombar, mulheres, fisioterapia, escola de postura, educaçao em saude, exercicioResumo
Objetivo O presente estudo visa analisar a efetividade da Escola de Postura (EP) na capacidade funcional e percepção dolorosa avaliada pelo Oswestry Disability Index e Escala Visual Analógica em mulheres portadoras de dor lombar crônica inespecífica. Métodos: Trata-se de um estudo experimental prospectivo com 53 mulheres portadoras de lombalgia crônica, com idade média de 48,33, estas foram dividas no Grupo Escola de Postura (GEP) e no grupo controle (GC) que após o término da pesquisa também foi submetido a EP, o GEP foi submetido a um programa de EP com 10 dias de intervenção. Resultados: A aplicação dos questionários foi feita no momento pré-intervenção (PRE), pós-intervenção (POS) e o no GEP observamos a diminuição da incapacidade funcional (p= 0,001) e da percepção dolorosa (p=0,002) de maneira estatisticamente significante, o GC também se apresentou com redução da incapacidade e dor, porém estas não foram estatisticamente significante. Conslusão: A intervenção por meio da EP mostrou-se eficaz na diminuição da incapacidade funcional e percepção dolorosa em mulheres portadoras de dor lombar crônica.
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