UMA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NAS EMPRESAS, UMA NECESSIDADE E NÃO UMA ESCOLHA. UMA NECESSIDADE E NÃO UMA ESCOLHA.

Autores

  • MESSIAS DA SILVA Faculdade Católica de Anápolis

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2023v9i1.p41-52

Palavras-chave:

avaliação, desenvolvimento, capacitação desempenho

Resumo

Na moderna concepção, a avaliação do desempenho começa não pela apreciação do passado, mas pelo foco no futuro. Está mais orientada para o planejamento do desempenho futuro organizacional do que para o julgamento do desempenho do passado experimentado. Para avaliar o desempenho, é necessário ter a definição dos objetivos que é um passo importante no esclarecimento das expectativas que se espera do funcionário. Além da definição de objetivos, outro passo importante é o da concordância do funcionário quanto aos objetivos, por isso eles devem ser negociados para que haja o comprometimento, os funcionários precisam compreender a ideia. O desempenho é, portanto, um acordo negociado entre gerente e subordinado a respeito das responsabilidades do subordinado e do gerente durante o período considerado e das metas e objetivos que devem ser alcançados. Seria uma espécie de contrato de desempenho que se baseia em duas peças principais: relatório de responsabilidades básicas e padrões de desempenho para cada uma delas. Como premissa básica, o planejamento a partir da missão, visão, análise do ambiente externo e interno da empresa, identifica as metas a serem alcançadas. Em seguida vem o acompanhamento das ações, para verificar se estão de acordo com as metas estabelecidas, identificar as discrepâncias entre as ações realizadas e esperadas e então desenhar as ações de desenvolvimento e de capacitação.

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Publicado

2024-10-15