O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

Autores

  • JORDÂNIA DE SOUSA GOMES Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • AUGUSTO CÉZAR DE AQUINO CABRAL Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • SANDRA MARIA DOS SANTOS Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2023v9i1.p53-71

Palavras-chave:

Bibliometria, Inovação, Setor Público

Resumo

A inovação no setor público tem sido o meio pelo quais as práticas, outrora já ultrapassadas, em razão da complexidade das demandas sociais, têm passado por mudanças significativas, a fim de proporcionar melhorias e trazer soluções mais eficientes aos cidadãos. Nesse cenário, propõe-se a realização de um estudo bibliométrico que prima  por  investigar o estado da arte da produção científica sobre a inovação no setor público. Para isso, foi realizado um estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa, usando como fonte de dados das publicações nacionais e internacionais, as bases  da Web of Science e da Scopus, dos últimos 5 anos. Obteve-se o resultado de 723 artigos, sendo 68 na base Web of Science e 655 na base Scopus. Após, a fase de seleção do material seguindo os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados os estudos que apresentaram maior repercussão acadêmica. Assim, ficou evidenciado que o perfil de autoria dos estudos sobre o tema tem sido pesquisadores da europa, os principais periódicos são o Journal of industrial ecology (75) e  o International journal of medical informatics (62). Os temas correlatos são ecologia, licitações sustentáveis, tecnologia e saúde. Com relação à evolução da produção científica, percebeu-se um pico entre os anos de 2020 a 2022, tendo uma leve queda em 2023. Quanto aos aspectos metodológicos, os mais destacados foram análises de dados primários e secundários, revisões sistemáticas e estudos de caso.

Biografia do Autor

JORDÂNIA DE SOUSA GOMES, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Administração e Controladoria (UFC). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista de Iniciação Tecnológica CNPq. Atuou como bolsista do Programa de Estímulo a Cooperação à Escola - PRECE / EIDEIA - UFC. Atuou como monitora voluntária da disciplina da Teoria Geral da Administração - TGA. Tem experiência na área de Ciência Sociais Aplicadas, com ênfase em estudos que analisam a dinâmica organizacional à luz da Teoria Geral da Administração.

AUGUSTO CÉZAR DE AQUINO CABRAL, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (1988), mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1996), mestrado em Educação pela Universidade de New Hampshire - EUA - (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). É professor Titular da Universidade Federal do Ceará, com atuação na graduação e na pós-graduação, em particular no Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC), nas linhas de estudos organizacionais e gestão de pessoas e estratégia e sustentabilidade. Atualmente, coordena o Mestrado Profissional em Administração e Controladoria - MPAC. 

SANDRA MARIA DOS SANTOS, Universidade Federal do Ceará (UFC)

ossui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1989) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Antes de entrar na vida acadêmica, atuou no setor público no período de 1980 a janeiro/1990, como servidora pública concursada do Instituto de Planejamento do Ceará/IPLANCE, onde participou de vários projetos de pesquisa de interesse do governo de Estado. Entrou na Universidade Federal do Ceará em fevereiro de 1990, e desde então teve uma ativa vivência acadêmica, como professora, coordenadora de graduação do curso de economia, chefe do departamento de economia aplicada, coordenadora da pós-graduação do curso de mestrado em controladoria, editora chefe da Revista Contextus. Professora titular da Faculdade de Economia, Administração, Atuaria e Contabilidade/FEAAC, da Universidade Federal do Ceará/UFC, atuando na graduação e pós-graduação (Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria/PPAC) . Tem experiência na área de Economia, com ênfase em organização industrial e estudos organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, competitividade, economia criativa, inovação social, internacionalização.

Downloads

Publicado

2024-10-15