ANÁLISE DE INDICADORES DE INCUBADORA: UM ESTUDO DE CASO EM MINAS GERAIS

Autores

  • Matteus Augusto Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Philipe Jorge e Silva
  • Maria Tereza Arante
  • André Luís Silva

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2020v6i2.p64-74

Palavras-chave:

incubadora; empreendedorismo; indicadores

Resumo

As incubadoras de empresa se prestam a muitas atividades e ações para fomentar o empreendedorismo; e, para tanto, oferecem espaço físico, qualificação de pessoal, recursos estruturais, apoio em pesquisas de mercado, definição/enquadramento jurídico, segmentação de clientes, definição/prototipação de produto, gestão financeira, dentre outros. Ou seja, há um ecossistema para viabilizar o desenvolvimento de empresas que ali desejam iniciar suas atividades. Porém, há casos onde o ecossistema ofertado não se traduziu em bons resultados, mesmo em incubadoras de empresas. Por bons resultados se entende empresas graduadas, por exemplo. Logo, a realidade de um ecossistema (não tão) empreendedor é o tema principal neste artigo. O objetivo aqui foi descrever as gestões e os resultados obtidos em uma incubadora de empresas situada em Ouro Preto (Minas Gerais). Para tal objetivo, valeu-se de um estudo de caso como metodologia que analisou os dados de doze anos de funcionamento da incubadora pesquisada. Valeu-se do acesso aos documentos, arquivos, e registros da incubadora e também de entrevista com os quatro gestores que passaram pela sua administração. Por fim, vale destacar que os resultados da pesquisa apontaram a existência de duas empresas ali graduadas, orçamentos a quem das possibilidades, e somente um funcionário alocado para aquela instituição. Ou seja, números (muito) aquém da realidade das incubadoras brasileiras, ou mesmo da realidade das incubadoras no estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2020-12-17