GESTÃO DE CARREIRA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: A TUTELA DE UM COACH EM SEU PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO

Autores

  • Alex Araújo Melo UniEVANGÉLICA
  • Ana Cláudia Oliveira Nunes

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2013v0i8.p97-110

Resumo

Este artigo objetivou avaliar a importância do acompanhamento de um profissional de coaching junto ao docente universitário, para a promoção de um assertivo processo de qualificação deste, enquanto educador. Ao longo da pesquisa, foram avaliados o contexto sócio-brasileiro, para o exercício da docência universitária, a pertinência de uma formação curricular contextualizada, que transcenda o limite do saber especializado, a caracterização do profissional de coaching e de sua área de atuação, a diferenciação no mercado de trabalho pelas vias do direcionamento profissionalizado. Para isso, foi empreendida uma
pesquisa de campo com o intuito de perceber como se processa a gestão de carreira do docente universitário. Os principais resultados sinalizam que a maioria dos profissionais, não é assessorado por um gestor de carreira. Na conclusão, sugere-se um reposicionamento ideal dada a pertinência da assessoria de coaching.

Publicado

2013-07-19