MARKETING E AGRIBUSINESS: ANÁLISE MERCADOLÓGICA E DIVULGAÇÃO DO GADO NELORE MELHORADO GENETICAMENTE DA FAZENDA ALÔ BRASIL

Autores

  • Marianne Borges Santana UniEVANGÉLICA
  • Murilo Sérgio Vieira Silva

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2013v0i8.p48-71

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral propor uma análise mercadológica para a melhoria da imagem e divulgação do gado da raça nelore, aperfeiçoado geneticamente, da Fazenda Alô Brasil. Os objetivos específicos são: verificar as tendências de mercado quanto à compra e procura desse tipo de gado; identificar as consequências do melhoramento genético no gado da raça nelore; e analisar os pontos fortes e fracos da Fazenda Alô Brasil, situada no município de Redenção-PA. Pretende-se, ainda, comprovar a importância de se fazer uma análise minuciosa do público-alvo, demanda e exigências de um determinado produto, seu valor, e examinar seus fornecedores, concorrentes e consumidores, para se obter melhores resultados. Para a coleta e análise dos dados utilizou-se a pesquisa qualitativa e quantitativa, através da tabulação das informações obtidas no questionário aplicado aos clientes de gado elite da Fazenda Alô Brasil, com o propósito de verificar se eles acham importante investir em
estratégias que agregam valor ao produto, gerando lucratividade e crescimento da empresa no mercado. Os resultados da pesquisa comprovaram que os entrevistados estão de acordo com as estratégias que podem ser implantadas no agronegócio, aderindo-se a elas, aprovando
também a ferramenta mercadológica utilizada pela Fazenda Alô Brasil (melhoramento genético), pois é uma técnica que contribui na melhoria da qualidade do produto (gado) e que
por consequência gera aumento da demanda e lucratividade da empresa.

Publicado

2013-07-19