ORGANIZAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DO ÓLEO DE FRITURA USADO, UTILIZANDO O SISTEMA MILK RUN NA CIDADE DE GOIÂNIA - ORGANIZATION OF THE FRY OIL PRODUCTION CHAIN USING THE MILK RUN ROUTING SYSTEM IN THE CITY OF GOIÂNIA

Autores

  • Paulo Roberto Vieira de Almeida
  • Leandro Ferreira de Souza
  • Reginaldo Santana Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2017v3i1.p77-106

Resumo

Resumo – O biodiesel é um combustível obtido através de biomassa. É eminente o reconhecimento da importância da energia obtida através da biomassa para efetuar a transição para uma nova matriz energética, substituindo gradativamente o petróleo. Essa mudança gradual é justificada pelas crescentes preocupações com as mudanças climáticas globais, bem-estar e qualidade de vida em longo prazo na relação homem com o meio ambiente, que estão sendo convertidas em políticas globais de redução da poluição. O presente estudo apresenta uma proposta de organização da cadeia produtiva do óleo de fritura usado na região sul da cidade de Goiânia, onde o resíduo é destinado à produção de biodiesel. O grande problema encontrado na cadeia do óleo de fritura usado é a logística de coleta. A logística de coleta afeta diretamente o preço do resíduo, o que o torna menos atrativo do ponto de vista de mercado. A metodologia utilizada neste estudo deu-se de forma quantitativa através da aplicação de um questionário abordando a percepção da população objeto de estudo sobre aspecto ambiental. Fez-se em segundo momento a aplicação do sistema de roteirização logístico conhecido como Milk Run integrado a estratégias de marketing, desenvolvidas após análise mercadológica. O óleo de fritura usado apresenta ser um excelente insumo para produção de biodiesel, e a região sul da cidade de Goiânia apresenta excelente potencial de mercado. A aproximação da logística e marketing em uma instância teórica confere maior relevância na organização da cadeia produtiva, principalmente em função da preocupação com a dimensão estratégica relacionado aos aspectos regionais específicos da cidade de Goiânia. Em uma instância prática a aplicação do sistema nas condições estudadas, mostra-se totalmente viável nas esferas social, econômica e ambiental.

Palavras chave: Biodiesel. Sistema Milk Run. Marketing ambiental.

 

Abstract - Biodiesel is a fuel obtained from biomass. Today is imminent recognition of the importance of energy through biomass to make the transition to a new energy matrix, gradually replacing oil as a raw material. This gradual change is justified by growing concerns about global climate change, welfare and quality of life in long-term relationship in humans with the environment, being converted into global policies to reduce pollution. This study presents a suggestion for organization of the productive chain of frying oil used in the southern city of Goiania, Brazil, where the waste is for the production of biodiesel. The bigger problem found in the chain of frying oil used is the logistics of collection. The logistics of collection directly affects the price of waste, making it less attractive from the point of view of the market. The methodology used in this study occurred on a quantitative form by applying a questionnaire addressing the perception of the object of study on environmental aspect. In second time the system of logistics known as the Milk Run was applied and integrated marketing strategies, developed after marketing analysis. The displays used frying oil is an excellent input for the production of biodiesel, and the southern city of Goiânia presents excellent market potential. The approach of the logistics and marketing in a body gives greater theoretical relevance in the organization of the production chain, especially in light of concerns about the strategic dimension related to specific regional aspects of the city of Goiania. In one instance the practical implementation of the system under the conditions studied, it is entirely feasible in the social, economic and environmental.

 

Key-words: Biodiesel. System Milk Run. Environmental Marketing.

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Publicado

2017-06-21