EVENTOS ESTRESSORES E AS IMPLICAÇÕES DO ESTRESSE OCUPACIONAL NA SAÚDE DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Milce Costa Doutora em Medicina Tropical - área de concentração: Microbiologia - IPTSP/UFGO. Docente da FACER - Faculdade Evangélica de Ceres. Ceres – GO, Brasil.
  • Menandes Alves De Souza Neto Mestre em Biologia com ênfase em Biologia Molecular e Biologia Celular da Faculdade Federal de Goiás/ UFGO. Docente da FACER - Faculdade Evangélica de Ceres. Ceres – GO,

DOI:

https://doi.org/10.37951/refacer.v9i1.4696

Palavras-chave:

Estresse. Estresse ocupacional. Ensino superior. Docência. Professores.

Resumo

Introdução As circunstâncias que ocorrem no ambiente físico de trabalho que exigem alta demanda de atividade laboral são denominadas de estressores ocupacionais e se destacam como uma das principais causas do estresse ocupacional. Diante da importância e da complexidade que envolve o exercício profissional da atividade docente, particularmente no ensino superior, é facilmente perceptível que estes profissionais sejam frequentemente expostos aos estressores ocupacionais, alguns relacionados à natureza de suas funções, outros relacionados ao contexto institucional e social onde estas são exercidas. Objetivo: Discorrer sobre a influência do estresse na atividade profissional do professor universitário e sua interferência na saúde do docente. Metodologia Trata-se de uma revisão bibliográfica, de aspecto qualitativo, cujos aspectos relevantes relacionados às implicações do estresse ocupacional no profissional docente do ensino superior foram discutidos, bem como as repercussões na saúde deste trabalhador. A busca de produção científica indexada foi realizada nas bases eletrônicas: BVS, SciELO, LILACS, BIREME, CAPES e MEDLINE. Foram incluídos no estudo artigos publicados no período compreendido entre 1996 a 2019. Discussão: É justamente essa incapacidade de se adaptar e lidar com as diferentes circunstâncias vividas no ambiente de trabalho, diante dos eventos estressores, que podem ser determinantes para o surgimento do estresse ocupacional. Desse modo, o indivíduo se depara na busca por um equilíbrio entre a exigência da Instituição de Ensino Superior e sua competência profissional. Estes eventos estressores podem afetar negativamente a saúde do professor, levando ao estresse físico e mental. É importante ressaltar que os eventos estressores são cumulativos e que o estresse se intensifica a cada nova ocorrência, fazendo com que o nível de estresse do indivíduo seja elevado. Indivíduos que passam por períodos de estresse ocupacional prolongado apresentam diminuição no ritmo de trabalho e redução da qualidade do seu desempenho.

Referências

ADAMS, C. J.; HOUGH, H.; PROESCHOLD-BELL, R. J.; YAO, J.; KOLKIN, M. Clergy Burnout: A Comparison Study with Other Helping Professions. Pastoral Psychology, v.66, n.2, p.147. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s11089-016-0722-4>. Acesso em: 17 jun 2020. doi: 10.1007/s11089-016-0722-4


ALIANTE, G.; ABACAR, M.; SILVEIRA NOGUEIRA REIS, Z.; MARIA MARQUES CARREIRA, I. Fontes de Stress Ocupacional em Professores do Ensino Básico e Médio em Moçambique, Brasil e Portugal: uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Internacional em Língua Portuguesa, v.33, n.33, p.95. 2018. Disponível em: <http://rilp-aulp.org/index.php/rilp/article/view/RILP2018.33.7>. Acesso em: 03 mai 2020. doi: 10.31492/2184-2043.RILP2018.33/pp.95-110


AMBROSETTI, A.; CAPENESS, R.; KRIEWALDT, J.; RORRISON, D. Educating Future Teachers: Insights, Conclusions and Challenges. In: (Ed.). Educating Future Teachers: Innovative Perspectives in Professional Experience: Springerv. 10.1007/978-981-10-5484-6_14, 2018. cap. Chapter 14, p.235. ISBN 978-981-10-5483-9


ANTONIOU, A.-S.; PLOUMPI, A.; NTALLA, M. Occupational stress and professional burnout in teachers of primary and secondary education: The role of coping strategies. Psychology (Savannah, Ga.), v.4, n.03, p.349. 2013. Disponível em: em: 11 jul 2020. doi: 10.4236/psych.2013.43A051


BAKUSIC, J.; SCHAUFELI, W.; CLAES, S.; GODDERIS, L. Stress, burnout and depression: A systematic review on DNA methylation mechanisms. Journal of Psychosomatic Research, v.92, p.34. 2017. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27998510>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.1016/j.jpsychores.2016.11.005


BAPTISTA, M. N.; SOARES, T. F. P.; RAAD, A. J.; SANTOS, L. M. Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v.19, n.1, p.564. 2019. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572019000100008>. Acesso em: 22 mai 2020. doi: 10.17652/rpot/2019.1.15417


BARBOSA, M. L.; MENEZES, T. N.; SANTOS, S. R. D.; OLINDA, R. A.; COSTA, G. M. C. The quality of life of health professionals working in the prison system. Cien Saude Colet, v.23, n.4, p.1293. 2018. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29694571>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.1590/1413-81232018234.09292016


CANCIO, E. J.; LARSEN, R.; MATHUR, S. R.; ESTES, M. B.; JOHNS, B.; CHANG, M. Special Education Teacher Stress: Coping Strategies. Education and Treatment of Children, v.41, n.4, p.457. 2018. Disponível em: <https://muse.jhu.edu/article/705292>. Acesso em: 05 jun 2020. doi: 10.1353/etc.2018.0025


CARDOSO, H. F.; BAPTISTA, M. N.; SOUSA, D. F. A. D.; GOULART JÚNIOR, E. Síndrome de burnout: análise da literatura nacional entre 2006 e 2015. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v.17, p.121. 2017. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572017000200007&nrm=iso>. Acesso em: 05 jun 2020. doi: 10.17652/rpot/2017.2.12796


COSTELLO, H.; WALSH, S.; COOPER, C.; LIVINGSTON, G. A systematic review and meta-analysis of the prevalence and associations of stress and burnout among staff in long-term care facilities for people with dementia. International Psychogeriatrics, v.31, n.8, p.1203. 2019. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30421691>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.1017/S1041610218001606


DALAGASPERINA, P.; MONTEIRO, J. K. Estresse e docência: Um estudo no ensino superior privado. Revista Subjetividades, v.16, n.1, p.37. 2016. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/5275/527554776004.pdf>. Acesso em: 08 jun 2020. doi, https://www.redalyc.org/pdf/5275/527554776004.pdf


DALCIN, L.; CARLOTTO, M. S. Avaliação de efeito de uma intervenção para a Síndrome de Burnout em professores. Psicologia Escolar e Educacional, v.22, p.141. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100141&nrm=iso>. Acesso em: 05 jun 2020. doi: 10.1590/2175-35392018013718


DE PAULA, V. G. A EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA SOB O PRISMA DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO: um ensaio teórico. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v.1, n.15, p.48. 2019. Disponível em: <http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/557>. Acesso em: 05 jun 2020. doi, http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/557


DEGUCHI, Y.; IWASAKI, S.; KANCHIKA, M.; NITTA, T.; MITAKE, T.; NOGI, Y.; KADOWAKI, A.; NIKI, A.; INOUE, K. Gender differences in the relationships between perceived individual-level occupational stress and hazardous alcohol consumption among Japanese teachers: A cross-sectional study. PloS One, v.13, n.9, p.e0204248. 2018. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30235343>. Acesso em: 05 jun 2020. doi: 10.1371/journal.pone.0204248


DIAS GARCEZ, J. C.; SOCORRO BASTOS DE CARVALHO, M. D.; DAMOUS CASTANHO FERREIRA, M. F.; DOS SANTOS GORAYEB, A. L.; CARVALHO PAMPLONA, F.; GOUVEIA GOMES, S.; IGNÁCIO DA SILVA, A. G.; MELO SARDINHA, D. Cardiovascular Risk Factors in Nurses Teachers. Cardiology and Angiology: An International Journalv. 10.9734/ca/2020/v9i130125, p.9. 2020. Disponível em: <http://journalca.com/index.php/CA/article/view/30125>. Acesso em: 05 jun 2020. doi: 10.9734/ca/2020/v9i130125


EDDY, C. L.; HERMAN, K. C.; REINKE, W. M. Single-item teacher stress and coping measures: Concurrent and predictive validity and sensitivity to change. Journal of School Psychology, v.76, p.17. 2019. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31759465>. Acesso em: 05 jun 2020. doi: 10.1016/j.jsp.2019.05.001


FAULKNER, F.; KENNY, J.; CAMPBELL, C.; CRISAN, C. Teacher Learning and Continuous Professional Development. In: (Ed.). Examining the Phenomenon of “Teaching Out-of-field”. Singapore: Springerv. 10.1007/978-981-13-3366-8_11, 2019. cap. Chapter 11, p.269. ISBN 978-981-13-3365-1


FREIRE, L. I. F.; FERNANDEZ, C. O professor universitário novato: tensões, dilemas e aprendizados no início da carreira docente. Ciência & Educação, v.21, n.1, p.255. 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132015000100016&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.1590/1516-731320150010016.


FRENCH, K. A.; DUMANI, S.; ALLEN, T. D.; SHOCKLEY, K. M. A meta-analysis of work-family conflict and social support. Psychological Bulletin, v.144, n.3, p.284. 2018. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29239632>. Acesso em: 05 jun 2020. doi: 10.1037/bul0000120


FURUCHO, N. Y. Diagnóstico de vulnerabilidade ao estresse laboral : um estudo de caso com profissionais da saúde. 2016. 80 (FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS). FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS, UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA


GARCIA-ARROYO, J. A.; OSCA SEGOVIA, A.; PEIRO, J. M. Meta-analytical review of teacher burnout across 36 societies: the role of national learning assessments and gender egalitarianism. Psychology & Health, v.34, n.6, p.733. 2019. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30688087>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.1080/08870446.2019.1568013


GARRICK, A.; MAK, A. S.; CATHCART, S.; WINWOOD, P. C.; BAKKER, A. B.; LUSHINGTON, K. Non-Work Time Activities Predicting Teachers’ Work-Related Fatigue and Engagement: An Effort-Recovery Approach. Australian Psychologist, v.53, n.3, p.243. 2018. Disponível em: <https://aps.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/ap.12290>. Acesso em: 08 fev 2020. doi: 10.1111/ap.12290


GUSTEMS-CARNICER, J.; CALDERÓN, C.; CALDERÓN-GARRIDO, D. Stress, coping strategies and academic achievement in teacher education students. European Journal of Teacher Education, v.42, n.3, p.375. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/02619768.2019.1576629>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.1080/02619768.2019.1576629


HAN, J.-W. Association between Teacher Efficacy and Job Burnout According to Job Stress Variables of Middle School Teachers. Medico-Legal Update, v.19, n.1, p.680. 2019. Disponível em: <https://ijop.net/index.php/mlu/article/view/999>. Acesso em: 11 jul 2020. doi, https://ijop.net/index.php/mlu/article/view/999


HERMAN, K. C.; HICKMON-ROSA, J. E.; REINKE, W. M. Empirically Derived Profiles of Teacher Stress, Burnout, Self-Efficacy, and Coping and Associated Student Outcomes. Journal of Positive Behavior Interventions, v.20, n.2, p.90. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/1098300717732066>. Acesso em: 11 jul 2020 doi: 10.1177/1098300717732066


HOBOUBI, N.; CHOOBINEH, A.; KAMARI GHANAVATI, F.; KESHAVARZI, S.; AKBAR HOSSEINI, A. The Impact of Job Stress and Job Satisfaction on Workforce Productivity in an Iranian Petrochemical Industry. Saf Health Work, v.8, n.1, p.67. 2017. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28344843>. Acesso em: 05 mai 2020. doi: 10.1016/j.shaw.2016.07.002


IMO, U. O. Burnout and psychiatric morbidity among doctors in the UK: a systematic literature review of prevalence and associated factors. BJPsych Bull, v.41, n.4, p.197. 2017. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28811913>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.1192/pb.bp.116.054247


JACOMINI, M. A.; PENNA, M. G. D. O. Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Pro-Posições, v.27, p.177. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000200177&nrm=iso>. Acesso em: 11 jul 2020 doi: 10.1590/1980-6248-2015-0022


JIANG, L.; TRIPP, T. M.; HONG, P. Y. College instruction is not so stress free after all: A qualitative and quantitative study of academic entitlement, uncivil behaviors, and instructor strain and burnout. Stress and Health, v.33, n.5, p.578. 2017. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28105661>. Acesso em: 25 de mai 2020. doi: 10.1002/smi.2742


KOUNTOURAS, G.; OUZOUNI, M.; TSAIRIDIS, C.; MARSIDOU, A. Anxiety and depression problems in nursery school teachers. Interscientific Health Care, v.10, n.4. 2018. Disponível em: <https://web.b.ebscohost.com/abstract?direct=true&profile=ehost&scope=site&authtype=crawler&jrnl=17919649&AN=137133562&h=24pti%2frPHLTIOdpXz92BakVSty7MiPVYh6XA6im7kQ%2beMlW3CgoWKXcbQXLMTifpNig72tbKYDbQRCMIU7H3Mg%3d%3d&crl=c&resultNs=AdminWebAuth&resultLocal=ErrCrlNotAuth&crlhashurl=login.aspx%3fdirect%3dtrue%26profile%3dehost%26scope%3dsite%26authtype%3dcrawler%26jrnl%3d17919649%26AN%3d137133562>. Acesso em: 11 jul 2020. doi, https://web.b.ebscohost.com/abstract?direct=true&profile=ehost&scope=site&authtype=crawler&jrnl=17919649&AN=137133562&h=24pti%2frPHLTIOdpXz92BakVSty7MiPVYh6XA6im7kQ%2beMlW3CgoWKXcbQXLMTifpNig72tbKYDbQRCMIU7H3Mg%3d%3d&crl=c&resultNs=AdminWebAuth&resultLocal=ErrCrlNotAuth&crlhashurl=login.aspx%3fdirect%3dtrue%26profile%3dehost%26scope%3dsite%26authtype%3dcrawler%26jrnl%3d17919649%26AN%3d137133562


LAHOUD, N.; ZAKHOUR, M.; HADDAD, C.; SALAMEH, P.; AKEL, M.; FARES, K.; HALLIT, S.; OBEID, S. Burnout and Its Relationships With Alexithymia, Stress, Self-Esteem, Depression, Alcohol Use Disorders, and Emotional Intelligence: Results From a Lebanese Cross-Sectional Study. Journal of Nervous and Mental Disease, v.207, n.8, p.642. 2019. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31356406>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.1097/NMD.0000000000001017


LAMBERT, E. G.; QURESHI, H.; FRANK, J.; KLAHM, C.; SMITH, B. Job Stress, Job Involvement, Job Satisfaction, and Organizational Commitment and Their Associations with Job Burnout Among Indian Police Officers: a Research Note. Journal of Police and Criminal Psychology, v.33, n.2, p.85. 2017. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s11896-017-9236-y>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.1007/s11896-017-9236-y


LEE, Y. H.; CHELLADURAI, P. Emotional intelligence, emotional labor, coach burnout, job satisfaction, and turnover intention in sport leadership. European Sport Management Quarterly, v.18, n.4, p.393. 2017. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/16184742.2017.1406971?journalCode=resm20>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.1080/16184742.2017.1406971

LIPP, M. E. O stress do professor de pós-graduação. O stress do professor. Campinas, SP: Papirus, https://www.marildalipp.com.br/stress-do-professor. 2002. Disponível em: <https://www.marildalipp.com.br/stress-do-professor>. Acesso em: 11 jul 2020. doi:


LIPP, M. E. N. Manual do inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp (ISSL). São Paulo: Casa do Psicólogo, v.76. 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872008000200008>. Acesso em: 11 jul 2020. doi, http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872008000200008


MARGIOTTA, F.; CRUDDEN, G.; BYRNE, D.; DOHERTY, A. M. Prevalence and co-variates of burnout in consultant hospital doctors: burnout in consultants in Ireland Study (BICDIS). Irish Journal of Medical Science, v.188, n.2, p.355. 2019. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30128933>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.1007/s11845-018-1886-y


MENDES RODRIGUES, L. T.; LAGO, E. C.; PINHEIRO LANDIM ALMEIDA, C. A.; PIRES RIBEIRO, I.; VASCONCELOS MESQUITA, G. Estresse e depressão em docentes de uma instituição pública de ensino. Enfermería Global, v.19, n.1, p.209. 2019. Disponível em: <https://revistas.um.es/eglobal/article/view/383201>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.6018/eglobal.19.1.383201


MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B.; LEITE, D.; FRANCO, M. E. D. P.; CUNHA, M. I. D.; ISAIA, S. M. A. A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores. Revista Brasileira de Educação, v.21, n.64, p.13. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100013&nrm=iso>. Acesso em: 25 mai 2020. doi: 10.1590/s1413-24782016216402


OBERLE, E.; SCHONERT-REICHL, K. A. Stress contagion in the classroom? The link between classroom teacher burnout and morning cortisol in elementary school students. Social Science and Medicine, v.159, p.30. 2016. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27156042>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.1016/j.socscimed.2016.04.031


PAULO, M. C. C. D.; COSTA, D. D. M.; ANDRADE, R. M. M. D. Desafios da gestão universitária contemporânea: presenteísmo e seus impactos no desenvolvimento discente. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v.11, n.4, p.01. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2018v11n4p1>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.5007/1983-4535.2018v11n4p1


PERERA, H. N.; GRANZIERA, H.; MCILVEEN, P. Profiles of teacher personality and relations with teacher self-efficacy, work engagement, and job satisfaction. Personality and Individual Differences, v.120, p.171. 2018. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0191886917305354>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.1016/j.paid.2017.08.034


REISA, S. B.; GOMES, A. R.; SIMÃES, C. Stress e burnout em professores: importância dos processos de avaliação cognitiva. Psicologia, Saúde & Doenças, v.19, n.2, p.208. 2018. Disponível em: em: 05 jun 2020. doi: 10.15309/18psd190204.


RUMSCHLAG, K. E. Teacher burnout: A quantitative analysis of emotional exhaustion, personal accomplishment, and depersonalization. International management review, v.13, n.1, p.22. 2017. Disponível em: <http://americanscholarspress.us/journals/IMR/pdf/IMR-1-2017.%20pdf/IMR-v13n1art3.pdf>. Acesso em: 11 jul 2020. doi, http://americanscholarspress.us/journals/IMR/pdf/IMR-1-2017.%20pdf/IMR-v13n1art3.pdf


SAVÓIA, M. G.; SANTANA, P. R.; MEJIAS, N. P. Adaptação do inventário de Estratégias de Coping¹ de Folkman e Lazarus para o português. Psicologia usp, v.7, n.1-2, p.183. 1996. Disponível em: <http://www.periodicos.usp.br/psicousp/article/view/34538>. Acesso em: 05 jun 2020. doi, http://www.periodicos.usp.br/psicousp/article/view/34538


SELYE, H. The stress of life. New York, Mc Gran-Hill Book Company. Inc, 1956. 479 Disponível em: < https://journals.lww.com/jbjsjournal/Citation/1957/39020/The_Stress_of_Life__Hans_Selye,_M_D__New_York,.34.aspx >. Acesso em: 11 jul 2020.


SKAALVIK, E. M.; SKAALVIK, S. Dimensions of teacher burnout: relations with potential stressors at school. Social Psychology of Education, v.20, n.4, p.775. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s11218-017-9391-0>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.1007/s11218-017-9391-0


SOFOLOGY, M.; EFSTRATOPOULOU, M.; DUNN, T. Predicting Burnout Syndrome in Greek Mental Health Professionals. Journal of Social Service Research, v.45, n.1, p.142. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/01488376.2018.1480556>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.1080/01488376.2018.1480556


TEIXEIRA, G. S.; SILVEIRA, R. C. D. P.; MININEL, V. A.; MORAES, J. T.; RIBEIRO, I. K. D. S. QUALITY OF LIFE AT WORK AND OCCUPATIONAL STRESS OF NURSING IN AN EMERGENCY CARE UNIT. Texto & Contexto - Enfermagem, v.28. 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072019000100399&nrm=iso>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.1590/1980-265x-tce-2018-0298.


TOLOMEU, R.; TAVARES, F. S.; MONTEIRO, I. P.; CAMARGOS, G. L.; CORREA, A. A. M. Qualidade de vida e Estresse em professores de uma instituição de ensino superior do interior de Minas Gerais. Revista Científica FAGOC-Saúde, v.2, n.1, p.09. 2017. Disponível em: <https://revista.unifagoc.edu.br/index.php/saude/article/view/222/223>. Acesso em: 11 jul 2020 doi, https://revista.unifagoc.edu.br/index.php/saude/article/view/222/223


UGWOKE, S. C.; ESEADI, C.; ONUIGBO, L. N.; AYE, E. N.; AKANEME, I. N.; OBOEGBULEM, A. I.; EZENWAJI, I. O.; NWOBI, A. U.; NWAUBANI, O. O.; EZEGBE, B. N.; EDE, M. O.; ORJI, C. T.; ONUOHA, J. C.; ONU, E. A.; OKEKE, F.; AGU, P.; OMEJE, J. C.; OMEKE, F.; UGWU, R.; ARUMEDE, F.; ENEH, A. A rational-emotive stress management intervention for reducing job burnout and dysfunctional distress among special education teachers: An effect study. Medicine (Baltimore), v.97, n.17, p.e0475. 2018. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29703004>. Acesso em: 02 jun 2020. doi: 10.1097/MD.0000000000010475


UILSON, G.; EVELIZE MONTEIRO, B.; BRUNA CORRÊA, M.; LETICIA LEITE, C.; JULIANA CASTILHO, P.; FRANCELI, B. FAZERES E SABERES REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM DISCENTE POR MEIO DA INDISSOCIABILIDADE ENSINO PESQUISA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v.9, n.1. 2020. Disponível em: <https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/85606>. Acesso em: 05 jun 2020. doi, https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/85606


WU, T.-J.; YUAN, K.-S.; YEN, D. C.; XU, T. Building up resources in the relationship between work–family conflict and burnout among firefighters: moderators of guanxi and emotion regulation strategies. European Journal of Work and Organizational Psychology, v.28, n.3, p.430. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/1359432X.2019.1596081>. Acesso em: 05 jun 2020. doi: 10.1080/1359432x.2019.1596081


ZHANG, Y.; ZHANG, S.; HUA, W. The Impact of Psychological Capital and Occupational Stress on Teacher Burnout: Mediating Role of Coping Styles. The Asia-Pacific Education Researcher, v.28, n.4, p.339. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s40299-019-00446-4>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.1007/s40299-019-00446-4


ZORN, J. V.; SCHUR, R. R.; BOKS, M. P.; KAHN, R. S.; JOELS, M.; VINKERS, C. H. Cortisol stress reactivity across psychiatric disorders: A systematic review and meta-analysis. Psychoneuroendocrinology, v.77, p.25. 2017. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28012291>. Acesso em: 11 jul 2020. doi: 10.1016/j.psyneuen.2016.11.036

Downloads

Publicado

2020-08-11